Habilitação Escolar da Mãe e Desigualdades Socioeconómicas no Desempenho Escolar dos Filhos

Habilitação Escolar da Mãe e Desigualdades Socioeconómicas no Desempenho Escolar dos Filhos

  A literatura científica tem demonstrado que os alunos provenientes de meios socioeconómicos favorecidos tendem a obter, em média, melhores resultados escolares do que os seus colegas oriundos de meios mais desfavorecidos. O Ministério da Educação (ME) produziu recentemente (Fevereiro 2016) um estudo sobre a relação entre o desempenho escolar dos alunos e o meio socioeconómico da sua família.  …

Exames Nacionais do Ensino Secundário 2016 – Condições Especiais – Alunos com DISLEXIA
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Exames Nacionais do Ensino Secundário 2016 – Condições Especiais – Alunos com DISLEXIA

  O Ministério da Educação publicou, nesta 6ª feira (4 Março 2016), em Diário da República o Despacho Normativo n.º 1-D/2016, que aprova o regulamento do Júri Nacional de Exames (JNE) e dos Exames do Ensino Secundário. No CAPÍTULO IV deste Despacho Normativo são ainda abordadas as condições especiais para a realização dos Exames por parte dos alunos abrangidos…

Avaliação das Aprendizagens dos Alunos do Ensino Básico

Avaliação das Aprendizagens dos Alunos do Ensino Básico

  O Conselho Nacional de Educação (CNE) elaborou em Janeiro 2016 um relatório sobre a “Avaliação das Aprendizagens dos Alunos no Ensino Básico”. Neste relatório, o CNE analisou as notas das várias Provas e Exames Finais realizados no Ensino Básico e conclui que a percentagem de alunos que desceram a sua classificação final para um resultado negativo, em resultado dos resultados…

Alunos com Necessidades Educativas Especiais – Dados Estatísticos 2014/2015
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Alunos com Necessidades Educativas Especiais – Dados Estatísticos 2014/2015

  A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) disponibilizou recentemente dados estatísticos relativos aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no ano letivo 2014/2015 (as estatísticas dos restantes anos letivos pode ser consultada aqui).   Como podemos ver na tabela seguinte, mais de 75 mil crianças estiveram a beneficiar de medidas educativas especiais ao abrigo do Decreto-Lei n.º…

Materiais do Método Fonomímico Paula Teles
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Materiais do Método Fonomímico Paula Teles

[atualizado em 18-09-2020] O Método Fonomímico Paula Teles é formado por vários materiais especificamente concebidos para o desenvolvimento de cada uma das competências necessárias à aprendizagem da leitura. É um material bastante útil na intervenção dos processos leitores junto das crianças com Dislexia ou com dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. A partir de 2020…

Ministério da Educação – Provas de Aferição no 2º, 5º e 8º Anos Escolaridade

Ministério da Educação – Provas de Aferição no 2º, 5º e 8º Anos Escolaridade

  Foram muitas as mudanças na avaliação dos alunos do ensino básico anunciadas esta sexta-feira pelo ministro da Educação – Tiago Brandão Rodrigues – para serem aplicadas já no corrente ano letivo 2015/2016. Os alunos que frequentam o 4º e 6º anos do Ensino Básico já não realizarão as Provas Finais nem as “novas” Provas de…

Uso de medicamentos para tratamento da Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção em Portugal

Uso de medicamentos para tratamento da Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção em Portugal

  A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma das perturbações neurodesenvolvimentais mais frequentes, sendo estimada uma prevalência de 5% das crianças em idade escolar e 2,5% em adultos (DSM-5), podendo assumir uma prevalência mais elevada em função das características da amostra (clínica ou normativa), do manual de diagnóstico utilizado (DSM-IV-TR, DSM-5,…

DGE – Legislação da Educação Especial
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DGE – Legislação da Educação Especial

  A Direção-Geral da Educação (DGE) na sua página da internet tem disponível um conjunto de legislação da Educação Especial (Decretos-Lei, Portarias e Leis). Disponibilizamos aqui essa mesma informação que poderá ser útil conhecer nos casos de referenciação de crianças com Dislexia ou outras perturbações passíveis de serem elegíveis para a Educação Especial.   Portaria N.º 1102/97,…

Guia de Apoio Técnico-Pedagógico: NEE associadas aos Problemas de Atenção e Concentração

Guia de Apoio Técnico-Pedagógico: NEE associadas aos Problemas de Atenção e Concentração

  Com o objetivo de conseguir uma cultura escolar mais inclusiva e que responda há diversidade das necessidades educativas dos seus alunos, o Ministério da Educação do Governo do Chile desenvolveu um conjunto de Guias de Apoio Técnico-Pedagógicos (“Guía de Apoyo Técnico-Pedagógico: Necesidades Educativas Especiales en el nivel de Educación Parvularia“) para as diversas condições elegíveis para as…

Guia de Apoio Técnico-Pedagógico: NEE associadas à Linguagem e Aprendizagem

Guia de Apoio Técnico-Pedagógico: NEE associadas à Linguagem e Aprendizagem

  Com o objetivo de conseguir uma cultura escolar mais inclusiva e que responda há diversidade das necessidades educativas dos seus alunos, o Ministério da Educação do Governo do Chile desenvolveu um conjunto de Guias de Apoio Técnico-Pedagógicos (“Guía de Apoyo Técnico-Pedagógico: Necesidades Educativas Especiales en el nivel de Educación Parvularia“) para as diversas condições elegíveis para as…

Negativa a Inglês no 1º Ciclo Ensino Básico pode levar a Retenção Escolar
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Negativa a Inglês no 1º Ciclo Ensino Básico pode levar a Retenção Escolar

No âmbito da abertura do ano letivo de 2015/2016, o Ministério da Educação e Ciência enviou para publicação dois diplomas de regulação da avaliação de alunos no Ensino Básico e Secundário: o Despacho de Avaliação do Ensino Básico e a atualização da Portaria de Avaliação do Secundário.   Estes diplomas introduzem algumas mudanças, nomeadamente no…