Alunos com Necessidades Educativas Especiais – Dados Estatísticos 2015/2016
|

Alunos com Necessidades Educativas Especiais – Dados Estatísticos 2015/2016

  Tal como reportado para o ano letivo 2014/2015, a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) disponibilizou os dados estatísticos relativos aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no ano letivo 2015/2016 (os diversos dados estatísticos dos diferentes anos letivos podem ser consultados aqui).   Comparativamente com o ano letivo anterior (2014/2015 com 75.193 alunos com NEE), assistiu-se a…

Calendário das Provas de Aferição, Provas Finais e Exames Nacionais – Ano Letivo 2015-2016

Calendário das Provas de Aferição, Provas Finais e Exames Nacionais – Ano Letivo 2015-2016

    Em Janeiro 2016 o Ministério da Educação anunciou que as Provas Finais do 4º e 6º anos de escolaridade (que valiam 30% da classificação final a Português e Matemática) já não se iriam realizar. Em sua substituição foram anunciadas as Provas de Aferição para os alunos do 2º, 5º e 8º anos de…

Condições especiais na realização de Provas e Exames dos alunos com Dislexia e outras NEE – 2016
| | |

Condições especiais na realização de Provas e Exames dos alunos com Dislexia e outras NEE – 2016

  Acabou de ser publicado pelo Júri Nacional de Exames (JNE) o “Guia para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames – JNE/2016” que contempla as normas para aplicação de condições especiais na realização de Provas e Exames dos alunos com Necessidade Educativas Especiais para o ano de 2016 (Ensino Básico e Secundário). Este Guia inclui a…

Habilitação Escolar da Mãe e Desigualdades Socioeconómicas no Desempenho Escolar dos Filhos

Habilitação Escolar da Mãe e Desigualdades Socioeconómicas no Desempenho Escolar dos Filhos

  A literatura científica tem demonstrado que os alunos provenientes de meios socioeconómicos favorecidos tendem a obter, em média, melhores resultados escolares do que os seus colegas oriundos de meios mais desfavorecidos. O Ministério da Educação (ME) produziu recentemente (Fevereiro 2016) um estudo sobre a relação entre o desempenho escolar dos alunos e o meio socioeconómico da sua família.  …

Exames Nacionais do Ensino Secundário 2016 – Condições Especiais – Alunos com DISLEXIA
| |

Exames Nacionais do Ensino Secundário 2016 – Condições Especiais – Alunos com DISLEXIA

  O Ministério da Educação publicou, nesta 6ª feira (4 Março 2016), em Diário da República o Despacho Normativo n.º 1-D/2016, que aprova o regulamento do Júri Nacional de Exames (JNE) e dos Exames do Ensino Secundário. No CAPÍTULO IV deste Despacho Normativo são ainda abordadas as condições especiais para a realização dos Exames por parte dos alunos abrangidos…

Avaliação das Aprendizagens dos Alunos do Ensino Básico

Avaliação das Aprendizagens dos Alunos do Ensino Básico

  O Conselho Nacional de Educação (CNE) elaborou em Janeiro 2016 um relatório sobre a “Avaliação das Aprendizagens dos Alunos no Ensino Básico”. Neste relatório, o CNE analisou as notas das várias Provas e Exames Finais realizados no Ensino Básico e conclui que a percentagem de alunos que desceram a sua classificação final para um resultado negativo, em resultado dos resultados…

Alunos com Necessidades Educativas Especiais – Dados Estatísticos 2014/2015
|

Alunos com Necessidades Educativas Especiais – Dados Estatísticos 2014/2015

  A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) disponibilizou recentemente dados estatísticos relativos aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no ano letivo 2014/2015 (as estatísticas dos restantes anos letivos pode ser consultada aqui).   Como podemos ver na tabela seguinte, mais de 75 mil crianças estiveram a beneficiar de medidas educativas especiais ao abrigo do Decreto-Lei n.º…

Materiais do Método Fonomímico Paula Teles
| |

Materiais do Método Fonomímico Paula Teles

[atualizado em 18-09-2020] O Método Fonomímico Paula Teles é formado por vários materiais especificamente concebidos para o desenvolvimento de cada uma das competências necessárias à aprendizagem da leitura. É um material bastante útil na intervenção dos processos leitores junto das crianças com Dislexia ou com dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. A partir de 2020…

Ministério da Educação – Provas de Aferição no 2º, 5º e 8º Anos Escolaridade

Ministério da Educação – Provas de Aferição no 2º, 5º e 8º Anos Escolaridade

  Foram muitas as mudanças na avaliação dos alunos do ensino básico anunciadas esta sexta-feira pelo ministro da Educação – Tiago Brandão Rodrigues – para serem aplicadas já no corrente ano letivo 2015/2016. Os alunos que frequentam o 4º e 6º anos do Ensino Básico já não realizarão as Provas Finais nem as “novas” Provas de…

Uso de medicamentos para tratamento da Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção em Portugal

Uso de medicamentos para tratamento da Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção em Portugal

  A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma das perturbações neurodesenvolvimentais mais frequentes, sendo estimada uma prevalência de 5% das crianças em idade escolar e 2,5% em adultos (DSM-5), podendo assumir uma prevalência mais elevada em função das características da amostra (clínica ou normativa), do manual de diagnóstico utilizado (DSM-IV-TR, DSM-5,…

DGE – Legislação da Educação Especial
|

DGE – Legislação da Educação Especial

  A Direção-Geral da Educação (DGE) na sua página da internet tem disponível um conjunto de legislação da Educação Especial (Decretos-Lei, Portarias e Leis). Disponibilizamos aqui essa mesma informação que poderá ser útil conhecer nos casos de referenciação de crianças com Dislexia ou outras perturbações passíveis de serem elegíveis para a Educação Especial.   Portaria N.º 1102/97,…