Materiais do Método Fonomímico Paula Teles

 

O Método Fonomímico Paula Teles é formado por vários materiais especificamente concebidos para o desenvolvimento de cada uma das competências necessárias à aprendizagem da leitura. É um material bastante útil na intervenção dos processos leitores junto das crianças com Dislexia ou com dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita. Vejamos os materiais que compõem o Método Fonomímico Paula Teles:

 

Cartões Fonomímicos

Constam dos Cartões Fonomímicos um conjunto de cartões e um CD, que contêm “Cantilenas do Abecedário” e dos casos especiais de leitura. Ensinam as correspondências fonema-grafema e os  grafemas complexos. As letras vogais são apresentadas por cinco amigos alegres, curiosos e brincalhões: a Inês, o Ulisses, a Olga, a Aida e o Egas. As letras consoantes são apresentadas por animais. Cada “Animal-Fonema” está associado ao grafema correspondente, a uma história-cantilena e a um gesto. Destinam-se às crianças do jardim-de-infância, às crianças que estão a iniciar a aprendizagem da leitura e como atividades lúdico-pedagógicas.

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Parque dos Fonemas

É um livro de iniciação à leitura e escrita que utiliza uma metodologia multissensorial – a aprendizagem é feita utilizando simultaneamente as diversas vias de acesso ao cérebro – auditiva, visual, cinestésica/motora e táctil – o que permite intensificar a memorização e a aprendizagem. É complementado com um livro de apoio que apresenta as letras em relevo e um CD com as Cantilenas do Abecedário. Contem atividades de desenvolvimento da consciência de palavras, silábica, fonémica, princípio alfabético e escrita manual cursiva. Foi elaborado de acordo com as metas do Ministério da Educação para o ensino pré-escolar, área de Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.

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Abecedário e Silabário

Ensina o “Princípio Alfabético”, contem todas as sílabas da língua portuguesa, as correspondências regulares e irregulares som-letra e letra-som, treina a “Fusão Fonémica”. Tem autocolantes para cada uma das sílabas e autocolantes prémio.

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Livros de Leitura e Caliortografia 1, 2 e 3

É um conjunto de 3 livros cuja elaboração obedeceu a critérios rigorosamente definidos: No Livro de Leitura e Caliortografia 1 são apresentados os ditongos e grafemas-fonemas com apenas uma correspondência fonológica, na forma de sílaba “CV”, vogal-consoante “VC” e consoante-vogal-consoante “CVC”; No Livro de Leitura e Caliortografia 2 são apresentados os grafemas-fonemas com mais do que uma correspondência fonológica, na forma de sílaba “CV”, “VC”, “CVC” e as regras ortográficas contextuais; No Livro de Leitura e Caliortografia 3 são apresentadas as diversas correspondências fonológicas do grafema “x”, as sílabas consoante-consoante-vogal “CCV”, as sílabas consoante-consoante-vogal-consoante “CCVC”, as sílabas consoante-consoante-vogal-consoante-consoante “CCVCC” e as sequências consonânticas.

Cada livro contém exercícios de leitura (de palavras isoladas e de textos controlados), de ortografia, de caligrafia e de compreensão, autocolantes em duplicado, com as imagens de cada animal-fonema e um marcador com as mesmas imagens onde as crianças registam a sua progressão nas aprendizagens. No final dos exercícios, de palavras isoladas e de textos, está anotado o número de palavras para facilitar o cálculo da “Velocidade de Leitura Oral”. As correspondências fonema-grafema, sílabas e sequências consonânticas foram apresentadas na mesma ordem dos Cartões Fonomímicos e do Abecedário e Silabário. As palavras utilizadas foram retiradas do “Portulex”, inventário das palavras constantes nos livros de Língua Portuguesa do 1.º Ciclo.

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Caderno de Caliortografia e Vocabulário Cacográfico

Tem como objetivo ensinar e automatizar a caligrafia e a ortografia no quadro de uma intervenção cognitivista e fonológica. Diversos estudos têm comprovado que uma caligrafia incorreta, de difícil descodificação, contribui para a manutenção dos erros ortográficos, pelo que a caligrafia e a ortografia são trabalhadas simultaneamente. A repetição sistemática de ortografias incorretas vai induzir a memorização de padrões ortográficos incorretos e, consequentemente, perpetuar os erros. A identificação e correção dos erros deve ser feita imediatamente após os exercícios de ditado – Caliortografia – com a participação ativa do aluno. Inclui dois tipos de exercícios: Exercícios de Caliortografia com as palavras e os textos apresentados nos Livros de Caliortografia 1, 2 e 3; o Vocabulário Cacográfico – lista das palavras, em que a criança cometeu erros.

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Trocas Fonológicas – Consciência Fonológica e Fonoarticulatória, Exercícios de Leitura e Ortografia

Aborda os conhecimentos atuais sobre Consciência Fonológica e Fonoarticulatória, as irregularidades nas correspondências som-letra, as causas das trocas entre os pares de consoantes que se confundem, os critérios de elaboração e a metodologia de utilização. Exercícios fonológicos e fonoarticulatórios com imagens que permitem visualizar o ponto de articulação, o modo de articulação e o tipo de vozeamento de cada fonema. CD-Rom interativo com as “Cantilenas do Abecedário” e as respetivas imagens associadas a fotografias que põem em evidência a posição da boca, dos lábios, dos dentes e das cordas vocais (garganta), para cada um dos pares de letras que se confundem porque apresentam diferenças articulatórias mínimas: f/v, t/d,p/b, c/g, x/j, s/z, m/n, b/d, n/d, nh/lh.

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