Discalculia
A Discalculia é uma perturbação do neurodesenvolvimento (Perturbação da Aprendizagem Específica) onde as habilidades matemáticas se encontram significativamente comprometidas apesar de um adequado funcionamento intelectual, estabilidade emocional e práticas pedagógicas consistentes (ver ainda: “Discalculia – O que é?”).
Encontra-se bem estabelecido na investigação e na prática clínica a existência de uma relação comórbida entre a Dislexia e a Discalculia. Diversos estudos empíricos demonstram que 30% a 70% das crianças com uma Perturbação da Aprendizagem Específica podem apresentar concomitantemente critérios de diagnóstico de Dislexia e Discalculia. Deste modo, torna-se importante efectuar uma avaliação de diagnóstico diferencial aquando de uma avaliação clínica no âmbito da Dislexia e/ou Discalculia.
Segundo a British Dyslexia Association a Discalculia afecta aproximadamente 3% a 6% da população e pode ser definida como:
“A condition that affects the ability to acquire arithmetical skills. Dyscalculic learners may have difficulty understanding simple number concepts, lack an intuitive grasp of numbers, and have problems learning number facts and procedures. Even if they produce a correct answer or use a correct method, they may do so mechanically and without confidence.”
Segundo o DSM-5 a Discalculia é considerada uma Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Matemática caracterizada por uma significativa dificuldade no conceito do número, na memorização de factos aritméticos, na fluência e precisão do cálculo, e na precisão do raciocínio matemático. Ver Critérios de Diagnóstico do DSM-5 para Perturbação da Aprendizagem Específica – Défice na Matemática.
Do ponto de vista neurológico, as alterações no cálculo mental decorrentes da Disculculia parecem estar associadas a alterações funcionais no córtex parietal superior (sulco intraparietal) e no córtex pré- frontal. Em termos neuropsicológicos demonstram dificuldades na memória de trabalho e em algumas funções executivas.
As crianças com Discalculia apresentam as seguintes dificuldades e alterações nas competências aritméticas:



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