Défices na Expressão Escrita: Disortografia e Disgrafia
Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Expressão Escrita
A Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Expressão Escrita (segundo o DSM-5) é uma perturbação que afecta as aptidões da expressão escrita: (1) na precisão ortográfica; (2) na organização/estruturação das frases/textos; e (3) nas regras gramaticais e de pontuação.
O DSM-5 estabelece os seguintes critérios para a Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Expressão Escrita (ver restantes Critérios de Diagnóstico do DSM-5 para Perturbação da Aprendizagem Específica):
315.2 (F81.81) Com Défice na Expressão Escrita:
— Precisão ortográfica
— Precisão gramatical e da pontuação
— Clareza ou organização da expressão escrita
Assim, as crianças com Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Expressão Escrita revelam:
- Dificuldade em executar os processos cognitivos subjacentes à composição de textos:
- No planeamento, textualização e revisão de textos.
- Em organizar e expressar os seus pensamentos/conhecimentos segundo as regras ortográficas. Falta de clareza na produção escrita das ideias.
- Organização pobre dos parágrafos.
- Erros gramaticais ou na pontuação das frases.
- Dificuldades na (des)codificação fonológica e no processamento ortográfico, que se traduz num conjunto alargado e específico de erros ortográficos (reduzida precisão ortográfica).
As dificuldades na escrita podem dividir-se nos seguintes domínios:
A prevalência da Disortografia na população é menos frequente do que as outras duas componentes da Perturbação da Aprendizagem Específica (Dislexia e Discalculia). As crianças com Disortografia (e sem Dislexia) apesar de apresentarem um funcionamento intelectual e uma leitura normais, evidenciam um conjunto significativo de défices na capacidade para compor textos escritos, erros gramaticais ou de pontuação na elaboração das frases, organização pobre dos parágrafos e vários erros ortográficos. É possível haver uma Disortografia sem que esteja presente uma Dislexia.
Disgrafia
A DISGRAFIA (ou Disgrafia Periférica) é uma alteração funcional na componente motora do ato de escrever que afecta a qualidade da escrita à mão. As crianças com Disgrafia apresentam uma má qualidade da caligrafia (alterações quanto à forma, tamanho, espaçamento, alinhamento e traçado das letras) e/ou uma velocidade de escrita lenta.
Assim, a Disgrafia pode ser definida como uma dificuldade específica no domínio da caligrafia que afeta a legibilidade (quanto à forma, tamanho, espaçamento, alinhamento, traçado e ligação das letras) e a rapidez de escrita, apesar das condições educativas proporcionadas e da ausência de evidente neuropatologia ou perturbação sensório-motora (Moura, 2021, pp. 503-504).
Vejamos algumas das características sintomatológicas:
Nota: Alguns autores utilizam o termo Disgrafia para se referir cumulativamente a dificuldades nos processos cognitivos subjacentes à composição de textos, na precisão ortográfica (i.e., erros ortográficos) e na componente motora do ato de escrever (i.e., ilegibilidade da caligrafia e/ou velocidade de escrita lenta). Ou seja, reúnem no termo Disgrafia todos os défices relativos à expressão escrita.
Outros autores diferenciam as duas condições, utilizando o termo Disgrafia (ou Disgrafia Periférica) para se referirem a défices exclusivos na ilegibilidade da caligrafia e o termo Disortografia (ou Disgrafia Central) para se referirem a défices na precisão ortográfica e nos processos cognitivos subjacentes à composição de textos.