LIVRO

Perturbação de Hiperatividade / Défice de Atenção (PHDA): Diagnóstico, Intervenção e Desenvolvimento ao longo da Vida

Coordenação: Octávio Moura, Marcelino Pereira e Mário R. Simões

Editora: PACTOR (2020)

 

Resumo

A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação neurobiológica de natureza multifatorial (e.g., genética, neurológica, neurocognitiva), mas à qual não são alheias variáveis de natureza ambiental, que tanto podem atuar como fatores de risco ou elementos facilitadores da trajetória desenvolvimental. Os sintomas, persistentes, de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, que ocorrem nos vários contextos de vida (e.g., casa, escola, trabalho), definem o padrão comportamental mais comum. Dada a sua heterogeneidade em termos patofisiológicos, fenotípicos e neurocognitivos, bem como a relação comórbida com outras Perturbações do Neurodesenvolvimento e Psiquiátricas, o impacto na qualidade do funcionamento social, académico ou ocupacional é individualmente variável.

Este livro reúne um conjunto articulado de capítulos que aborda a PHDA ao longo do desenvolvimento (infância, adolescência e idade adulta), com temas essenciais como o impacto dos sintomas comportamentais nos vários contextos, a epidemiologia, a base neurobiológica, a avaliação clínica e a terapêutica farmacológica e não farmacológica. Além destes tópicos, é ainda analisada a perspetiva histórica e os futuros desenvolvimentos sobre esta Perturbação do Neurodesenvolvimento.

Dada a especificidade, abrangência e profundidade das temáticas abordadas sobre a PHDA, esta obra constitui-se como um recurso essencial para os diversos profissionais da saúde e educação (bem como para os pais de crianças/adolescentes e adultos com PHDA), que direta ou indiretamente participam no processo de sinalização, avaliação e/ou intervenção nesta perturbação.

“Esta obra representa o documento mais completo e abrangente sobre a Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) já organizado em Portugal. […] Importa ressaltar que o corpo de autores, formado por especialistas no assunto com larga experiência clínica nas áreas que abordam nos seus respetivos capítulos, dá o devido respaldo para a qualidade dos dados apresentados. A obra, apesar da sua densidade, é de leitura fácil, mesmo para aqueles que estão a começar a «navegar» no assunto.”

Luis Augusto Rohde (in “Prefácio“)
Membro do grupo de trabalho do DSM-5 para a PHDA.
Ex-Presidente da World Federation of ADHD. Editor Associado do Journal of Attention Disorders.

NAS LIVRARIAS

Índice:

Prefácio
Luis Augusto Rohde

1. PHDA: Do passado ao presente
Maria Inês Freitas e Marcelino Pereira

2. PHDA: Novos desenvolvimentos, problemas e desafios
Arthur Caye, David Coghil, Alessandro Zuddas, Tobias Banaschewski e Luis Augusto Rohde

3. Prevalência da PHDA
Octávio Moura, Marcelino Pereira e Mário R. Simões

4. Neuroimagem na PHDA
Daniela Jardim Pereira

5. Impacto a longo prazo dos défices de atenção, hiperatividade e impulsividade
António Castro Fonseca

6. O papel das entrevista e das escalas de avaliação de comportamentos na PHDA
Ana Rodrigues e Mariana Neves

7. Avaliação neuropsicológica na PHDA
Octávio Moura, Marcelino Pereira e Mário R. Simões

8. Défices no funcionamento executivo em crianças em idade pré-escolar com PHDA
Alessandra Gotuzo Seabra, Regina Luísa de Freitas Marino, Adriana de Fátima Ribeiro e Luiz Renato Rodrigues Carreiro

9. Terapêutica farmacológica na PHDA
José Boavida, Susana Nogueira e Inês Nunes Vicente

10. Aplicabilidade do Programa Anos Incríveis para Pais na PHDA em idade pré-escolar
Andreia Fernandes Azevedo, Maria João Seabra-Santos, Maria Filomena Gaspar e Tatiana Carvalho Homem

11. Treino de competências parentais na PHDA
Paulo José Costa e Luís Simões

12. Intervenção na PHDA no adulto
Ana Machado, Diana Rafaela, Patrícia Regueira e Joaquim Cerejeira