LIVRO

DISLEXIA:
Teoria, Avaliação e Intervenção

Coordenação: Octávio Moura, Marcelino Pereira e Mário R. Simões

Editora: PACTOR (2018)

 

Resumo

A aprendizagem da leitura é uma competência complexa, que requer a conversão de grafemas nos fonemas correspondentes, envolvendo um adequado funcionamento de diversas funções neurocognitivas e a ativação de diferentes substratos neuronais. Para as crianças com Dislexia esta aprendizagem é particularmente difícil, morosa e, muitas vezes, frustrante, provocando um crescente desinteresse pelo processo geral da aprendizagem e um risco acrescido de insucesso escolar. A Dislexia é uma Perturbação do Neurodesenvolvimento de origem multifatorial (e.g., genética, neurofuncional, neurocognitiva), que conduz a dificuldades na descodificação de palavras, na fluência leitora, no reconhecimento global da palavra e na competência ortográfica.

Este livro reúne um conjunto articulado de capítulos que aborda os diversos modelos conceptuais, a natureza neurobiológica, o perfil endofenótipo tipicamente encontrado nas crianças disléxicas, as alterações nos processos leitores e ortográficos, bem como as questões em torno da avaliação e dos modelos de intervenção reeducativa.

Dada a especificidade das temáticas abordadas e a importância de melhor compreender os fatores implicados na aprendizagem da leitura e na Dislexia, esta obra constitui-se como um recurso indispensável a psicólogos, professores, terapeutas da fala, médicos, sendo útil também para pais e outros técnicos de saúde e educação.

“De maneira muito clara e bem organizada, “Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção” analisa e repercute os conhecimentos atuais mais pertinentes para que profissionais e estudantes e, de modo geral, os letrados lusófonos possam entender os desafios suscitados pelo distúrbio de uma das funções cognitivas – referida como a “competência em leitura” – que mais influenciam toda a vida social e pessoal de cada ser humano desde o início da escolaridade. Felicito os organizadores e os autores por esta obra coletiva tão útil.

José Morais (in “Prefácio“)
UNESCOG, Center for Research in Cognition and Neuroscience, Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica.
Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa. Coordenador Científico da plataforma LER do Plano Nacional de Leitura 2027 e do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (Ministério da Educação). 

NAS LIVRARIAS

Índice:

Prefácio
José Morais

1. Dislexia: Notas em torno da evolução do conceito
Octávio Moura, Marcelino Pereira e Mário R. Simões

2. Alexia Adquirida: Contributo do estudo de casos na compreensão dos mecanismos da leitura
Isabel Pavão Martins

3. Aprendizagem da leitura: Etapas de desenvolvimento, papel do código ortográfico e Dislexia
Anabela Carvalho, Marcelino Pereira e Isabel Festas

4. Consciência fonológica: Desenvolvimento, avaliação e implicações na aprendizagem da leitura
Cristina P. Albuquerque

5. O contributo da nomeação rápida automatizada na predição do desempenho na leitura e na sua perturbação
Susana Araújo, Alexandra Reis e Luís Faísca

6. Questões em torno da avaliação psicológica na Dislexia: Subtipos e perfis neurocognitivos
Octávio Moura, Marcelino Pereira e Mário R. Simões

7. Instrumentos de avaliação da leitura em Língua Portuguesa: Análise crítica
Ana Paula Vale

8. Para a fundamentação de uma taxonomia de erros de leitura apoiada em critérios linguísticos
Cristina Martins, Isabel Festas e Joana Moreno

9. A avaliação da Dislexia em adolescentes e adultos
Rui A. Alves, Ana Camacho e São Luís Castro

10. Intervenção reeducativa na Dislexia de Desenvolvimento: Método Fonomímico Paula Teles
Paula Teles

11. Contributos para a Intervenção na Dislexia
Ana Sucena