Calendário Escolar e de Exames – Ano Letivo 2019-2020

Calendário Escolar e de Exames – Ano Letivo 2019-2020

  Foi publicado o Despacho n.º 5754-A/2019 com o calendário escolar e o calendário das Provas de Aferição, Provas Finais e Exames Finais Nacionais para os ensinos básico e secundário no ano letivo 2019-2020.   Calendário Escolar Relativamente ao calendário escolar para o ano letivo 2019-2020, as datas de cada um dos períodos é o seguinte:…

Aplicação de adaptações na realização de Provas e Exames dos alunos com Dislexia – 2019
| |

Aplicação de adaptações na realização de Provas e Exames dos alunos com Dislexia – 2019

    Foi publicado pelo Júri Nacional de Exames (JNE) o “Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames – JNE/2019” que contempla as normas para aplicação de adaptações na realização de Provas de Aferição (2º ano, 5º ano e 8º anos), Provas Finais (9º ano) e Exames Finais (11º e 12º anos) dos alunos enquadrados…

Simpósio Internacional sobre Perturbações da Aprendizagem Específicas

Simpósio Internacional sobre Perturbações da Aprendizagem Específicas

  ÉVORA  25 e 26 Janeiro 2019   As Perturbações Específicas da Aprendizagem incluem um grupo heterogéneo de perturbações do neurodesenvolvimento, que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição/aprendizagem e uso de uma ou mais das seguintes áreas: linguagem (expressão e compreensão), leitura, escrita, raciocínio lógico e competências matemáticas. Podem co-ocorrer com outras perturbações do…

Entrevista: Atlas da Saúde – Dislexia
| |

Entrevista: Atlas da Saúde – Dislexia

    Estima-se que, em Portugal, a Dislexia afete cerca de 5% das crianças em idade escolar. Por vezes subdiagnosticada e pouco entendida, esta entidade clínica ainda é olhada com algum preconceito. Para lhe dar a conhecer esta perturbação que, quando não diagnosticada, pode conduzir a problemas comportamentais ou a uma baixa autoestima, o Atlas…

Dia Mundial da Dislexia – 10 Outubro
|

Dia Mundial da Dislexia – 10 Outubro

  Hoje, dia 10 de Outubro, é comemorado o Dia Mundial da Dislexia.   Durante o dia de hoje e das mais diversas formas, várias instituições e meios de comunicação social, têm desenvolvido inúmeras iniciativas a alertar para a importância desta Perturbação do Neurodesenvolvimento que afeta aproximadamente 5% das crianças em idade escolar. Os sintomas…

Acesso ao Ensino Superior – 2018 – 1ª Fase – Colocações

Acesso ao Ensino Superior – 2018 – 1ª Fase – Colocações

  Dos mais de 49 mil candidatos (49.362 alunos) na 1ª fase de Acesso ao Ensino Superior 2018 conseguiram entrada no Ensino Superior aproximadamente 89,1% dos alunos (43.992 alunos). Destes, cerca de 55% conseguiram entrada logo na 1ª opção (ver tabela seguinte). Recorde-se que em 2017, dos 52.434 candidatos conseguiram colocação na 1ª fase 85,7% dos candidatos (44.914 alunos)….

Calendário Escolar e de Exames – Ano Letivo 2018-2019

Calendário Escolar e de Exames – Ano Letivo 2018-2019

Foi publicado o Despacho n.º 6020-A/2018 com o calendário escolar e o calendário das Provas de Aferição, Provas Finais e Exames Finais Nacionais para os ensinos básico e secundário no ano letivo 2018-2019.   Calendário Escolar Relativamente ao calendário escolar para o ano letivo 2018-2019, as datas de cada um dos períodos é o seguinte: O…

Novo Decreto-Lei n.º 54/2018 – Educação Inclusiva
| | | | |

Novo Decreto-Lei n.º 54/2018 – Educação Inclusiva

Foi publicado no dia 6 Julho o novo Decreto-Lei n.º 54/2018 que vem substituir o Decreto-Lei 3/2008 que regulamentou a educação especial durante os últimos 10 anos. O Decreto-Lei n.º 54/2018 tem como eixo central de orientação a necessidade de cada escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença,…

LIVRO — DISLEXIA: Teoria, Avaliação e Intervenção
| | |

LIVRO — DISLEXIA: Teoria, Avaliação e Intervenção

DISLEXIA: Teoria, Avaliação e Intervenção Coordenação: Octávio Moura, Marcelino Pereira e Mário R. Simões   Resumo A aprendizagem da leitura é uma competência complexa, que requer a conversão de grafemas nos fonemas correspondentes, envolvendo um adequado funcionamento de diversas funções neurocognitivas e a ativação de diferentes substratos neuronais. Para as crianças com Dislexia esta aprendizagem…

Condições especiais na realização de Provas e Exames dos alunos com Dislexia e outras NEE – 2018
| | | | |

Condições especiais na realização de Provas e Exames dos alunos com Dislexia e outras NEE – 2018

  Foi publicado pelo Júri Nacional de Exames (JNE) o “Guia para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames – JNE/2018” que contempla as normas para aplicação de condições especiais na realização de Provas de Aferição (2ª ano, 5º ano e 8º anos), Provas Finais (9º ano) e Exames Finais (11º e 12º anos) dos alunos…

Acesso ao Ensino Superior – 2017 – 1ª Fase – Colocações

Acesso ao Ensino Superior – 2017 – 1ª Fase – Colocações

Dos mais de 52 mil candidatos na 1ª fase de Acesso ao Ensino Superior 2017 conseguiram entrada no Ensino Superior aproximadamente 44.914 candidatos (85,7%). Destes, cerca de 49% conseguiram entrada logo na 1ª opção (ver tabela seguinte). Recorde-se que em 2016, dos 49.472 candidatos conseguiram colocação na 1ª fase 42.958 (87%) candidatos.  Opção Colocados  Percentagem…

Jornadas “Dislexia: Da Investigação à Prática Escolar”
| | |

Jornadas “Dislexia: Da Investigação à Prática Escolar”

  No dia 17 Novembro 2017 decorrerão as Jornadas “Dislexia: Da Investigação à Prática Escolar” organizadas pela Grupo HPA Saúde e pela Universidade do Algarve, que decorrerá no Anfiteatro Teresa Gamito – Campus de Gambelas – Universidade do Algarve.   Estas jornadas contam com 3 mesas principais: (1) Teoria e Investigação, (2) Modelar a Avaliação, e…