Simpósio Internacional sobre Perturbações da Aprendizagem Específicas

Arquivado em Ensino e Educação | 0

 

ÉVORA 

25 e 26 Janeiro 2019

 

As Perturbações Específicas da Aprendizagem incluem um grupo heterogéneo de perturbações do neurodesenvolvimento, que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição/aprendizagem e uso de uma ou mais das seguintes áreas: linguagem (expressão e compreensão), leitura, escrita, raciocínio lógico e competências matemáticas. Podem co-ocorrer com outras perturbações do neurodesenvolvimento, como, entre outras, as perturbações da atenção e as perturbações do espectro do autismo. O seu curso e prognóstico são passíveis de serem modificados pelo ambiente e pela intervenção. Estima-se que tenham uma prevalência de cerca de 10% na população geral, tornando-as uma das causas mais frequentes de procura de apoio nos centros de neurodesenvolvimento. Este simpósio internacional pretende dar a conhecer o “estado da arte” nas perturbações específicas da aprendizagem, com o contributo valioso de vários especialistas nacionais e internacionais.

 

SITE OFICIAL DO SIMPÓSIO: https://simposiointernacionalpep.wordpress.com/

 

PROGRAMA — DIA 25 Janeiro 2019

MODERAÇÃO: Dra. Catarina Prior

9:00 – 9:30 — Leitores em Desenvolvimento: práticas de avaliação e monitorização

Dr.ª Fátima Trindade

9:30 – 10:00 — Oralidade e Escrita – as duas faces da linguagem

Prof.ª Doutora Dina Alves

10:00 – 10:30 — O ensino da compreensão da leitura. Alguns equívocos e algumas propostas

Prof.ª Doutora Fernanda Leopoldina Viana

10:30 – 11:00 — Perturbação Específica da Aprendizagem da Matemática: novas perspectivas

Dr.ª Ana Sofia Branco

11:00 – 11:30 — Discussão

11:30 – 11:50 — Intervalo

11:50 – 12:00 — SESSÃO DE BOAS-VINDAS

Dr. Hélder Ornelas

Sr. António Noronha Lopes

Dr.ª Paula Pires de Matos

Dr. Roberto Grilo

12:00 — Conferência Magistral — Dyslexia and Language Disorder

Prof.ª Doutora Margaret Snowling

13:00 – 14:30 — Intervalo

14:30 – 15:30 — Conferência Magistral — Interventions for children’s Reading and Language Difficulties

Prof. Doutor Charles Hulme

MODERAÇÃO: DR. José Boavida

15:30 16:00 — Défice de Atenção e Aprendizagem

Dr.ª Paula Pires de Matos

16:00 – 16:30 — Psicomotricidade: prevenção e intervenção em Perturbações Específicas da Aprendizagem

Prof.ª Doutora Gabriela Almeida

16:30 – 17:00 — Discussão

 

PROGRAMA — DIA 26 Janeiro 2019

MODERAÇÃO: Dra. Mónica Pinto

9:00 – 9:20 — Ensino da escrita

Mestre Paula Teles

9:20 – 9:40 — Tecnologia e aprendizagem

Prof. Doutor Víctor Cruz

9:40 – 10:00 — Os desafios da implementação do modelo multinível: Um estudo de caso

Prof.ª Doutora Iolanda Ribeiro

10:00 – 10:20 — BANC: Avaliação Neuropsicológica nas Perturbações Específicas da Aprendizagem

Prof. Doutor Octávio Moura

10:20 – 10:40 — Discussão

10:40 – 11:00 — Intervalo

MODERAÇÃO: Dra. Manuela Baptista

11:00 – 11:20 — Perturbação Específica da Aprendizagem versus Perturbação do Desenvolvimento Intelectual estado-limite: uma proposta de abordagem clínica

Dras. Maria João Palha e Nídia Belo

11:20 – 11:40 — Perturbação Específica da Aprendizagem: o programa do centro DIFERENTEMENTE

Dr.ª Andreia Maravilhas

11:40 – 12:00 — Aprendizagem da Leitura e Perturbação do Desenvolvimento Intelectual: programa “ensinar a ler para ensinar a falar”

Dras. Sónia Domingos e Luísa Cotrim

12:00 – 12:20 — Sono e aprendizagem

Drs. Francisca de Castro Palha e Tiago Santos

12:20 – 12:40 — Aprendizagem e emoções

Dr. José Estrada

12:40 – 13:00 — Discussão

Encerramento do Simpósio

 

Comentários