Artigo Científico – A Hipótese do Duplo-Défice da Dislexia numa ortografia de opacidade intermédia
|

Artigo Científico – A Hipótese do Duplo-Défice da Dislexia numa ortografia de opacidade intermédia

Foi publicado na revista científica Annals of Dyslexia (revista da IDA – International Dyslexia Association) um artigo intitulado: “Investigating the double-deficit hypothesis of developmental dyslexia in an orthography of intermediate depth“. Neste estudo, desenvolvido por Octávio Moura, Marcelino Pereira, Joana Moreno e Mário R. Simões, foi investigado a hipótese do Duplo-Défice na Dislexia em crianças…

3º Congresso Nacional PHDA (2020)
| | | |

3º Congresso Nacional PHDA (2020)

Entre os dias 5 e 6 Novembro 2020 irá realizar-se, na cidade do Porto (Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto), o 3º Congresso Nacional de PHDA, subordinado ao tema “Abordagem Clínica da PHDA ao Longo da Vida”. Este congresso é, mais uma vez, organizado pela Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção (SPDA)…

Dia Mundial da Dislexia – 10 Outubro
|

Dia Mundial da Dislexia – 10 Outubro

  Hoje, dia 10 de Outubro 2019, é comemorado o Dia Mundial da Dislexia.   Durante o dia de hoje e das mais diversas formas, várias instituições e meios de comunicação social, têm desenvolvido inúmeras iniciativas a alertar para a importância desta Perturbação do Neurodesenvolvimento que afeta aproximadamente 5% das crianças em idade escolar. Os…

Acesso ao Ensino Superior – 2019 – 1ª Fase – Médias

Acesso ao Ensino Superior – 2019 – 1ª Fase – Médias

Dos mais de 51 mil candidatos (51036 alunos) na 1ª fase de Acesso ao Ensino Superior 2019 conseguiram entrada no Ensino Superior aproximadamente 87,2% dos alunos (44500 alunos). Destes, cerca de 53% conseguiram entrada logo na 1ª opção (ver tabela seguinte). Recorde-se que em 2018, dos 49362 candidatos conseguiram colocação na 1ª fase 89,1% dos candidatos (43992 alunos)….

Calendário Escolar e de Exames – Ano Letivo 2019-2020

Calendário Escolar e de Exames – Ano Letivo 2019-2020

  Foi publicado o Despacho n.º 5754-A/2019 com o calendário escolar e o calendário das Provas de Aferição, Provas Finais e Exames Finais Nacionais para os ensinos básico e secundário no ano letivo 2019-2020.   Calendário Escolar Relativamente ao calendário escolar para o ano letivo 2019-2020, as datas de cada um dos períodos é o seguinte:…

Aplicação de adaptações na realização de Provas e Exames dos alunos com Dislexia – 2019
| |

Aplicação de adaptações na realização de Provas e Exames dos alunos com Dislexia – 2019

    Foi publicado pelo Júri Nacional de Exames (JNE) o “Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames – JNE/2019” que contempla as normas para aplicação de adaptações na realização de Provas de Aferição (2º ano, 5º ano e 8º anos), Provas Finais (9º ano) e Exames Finais (11º e 12º anos) dos alunos enquadrados…

Simpósio Internacional sobre Perturbações da Aprendizagem Específicas

Simpósio Internacional sobre Perturbações da Aprendizagem Específicas

  ÉVORA  25 e 26 Janeiro 2019   As Perturbações Específicas da Aprendizagem incluem um grupo heterogéneo de perturbações do neurodesenvolvimento, que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição/aprendizagem e uso de uma ou mais das seguintes áreas: linguagem (expressão e compreensão), leitura, escrita, raciocínio lógico e competências matemáticas. Podem co-ocorrer com outras perturbações do…

Entrevista: Atlas da Saúde – Dislexia
| |

Entrevista: Atlas da Saúde – Dislexia

    Estima-se que, em Portugal, a Dislexia afete cerca de 5% das crianças em idade escolar. Por vezes subdiagnosticada e pouco entendida, esta entidade clínica ainda é olhada com algum preconceito. Para lhe dar a conhecer esta perturbação que, quando não diagnosticada, pode conduzir a problemas comportamentais ou a uma baixa autoestima, o Atlas…

Dia Mundial da Dislexia – 10 Outubro
|

Dia Mundial da Dislexia – 10 Outubro

  Hoje, dia 10 de Outubro, é comemorado o Dia Mundial da Dislexia.   Durante o dia de hoje e das mais diversas formas, várias instituições e meios de comunicação social, têm desenvolvido inúmeras iniciativas a alertar para a importância desta Perturbação do Neurodesenvolvimento que afeta aproximadamente 5% das crianças em idade escolar. Os sintomas…

Acesso ao Ensino Superior – 2018 – 1ª Fase – Colocações

Acesso ao Ensino Superior – 2018 – 1ª Fase – Colocações

  Dos mais de 49 mil candidatos (49.362 alunos) na 1ª fase de Acesso ao Ensino Superior 2018 conseguiram entrada no Ensino Superior aproximadamente 89,1% dos alunos (43.992 alunos). Destes, cerca de 55% conseguiram entrada logo na 1ª opção (ver tabela seguinte). Recorde-se que em 2017, dos 52.434 candidatos conseguiram colocação na 1ª fase 85,7% dos candidatos (44.914 alunos)….

Calendário Escolar e de Exames – Ano Letivo 2018-2019

Calendário Escolar e de Exames – Ano Letivo 2018-2019

Foi publicado o Despacho n.º 6020-A/2018 com o calendário escolar e o calendário das Provas de Aferição, Provas Finais e Exames Finais Nacionais para os ensinos básico e secundário no ano letivo 2018-2019.   Calendário Escolar Relativamente ao calendário escolar para o ano letivo 2018-2019, as datas de cada um dos períodos é o seguinte: O…

Novo Decreto-Lei n.º 54/2018 – Educação Inclusiva
| | | | |

Novo Decreto-Lei n.º 54/2018 – Educação Inclusiva

Foi publicado no dia 6 Julho o novo Decreto-Lei n.º 54/2018 que vem substituir o Decreto-Lei 3/2008 que regulamentou a educação especial durante os últimos 10 anos. O Decreto-Lei n.º 54/2018 tem como eixo central de orientação a necessidade de cada escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença,…