LIVRO — DISLEXIA: Teoria, Avaliação e Intervenção

DISLEXIA: Teoria, Avaliação e Intervenção

Coordenação: Octávio Moura, Marcelino Pereira e Mário R. Simões

Bertrand Fnac Lidel/Pactor Wook Pré-Visualização

 

Resumo

A aprendizagem da leitura é uma competência complexa, que requer a conversão de grafemas nos fonemas correspondentes, envolvendo um adequado funcionamento de diversas funções neurocognitivas e a ativação de diferentes substratos neuronais. Para as crianças com Dislexia esta aprendizagem é particularmente difícil, morosa e, muitas vezes, frustrante, provocando um crescente desinteresse pelo processo geral da aprendizagem e um risco acrescido de insucesso escolar. A Dislexia é uma Perturbação do Neurodesenvolvimento de origem multifatorial (e.g., genética, neurofuncional, neurocognitiva), que conduz a dificuldades na descodificação de palavras, na fluência leitora, no reconhecimento global da palavra e na competência ortográfica.

 

Este livro reúne um conjunto articulado de capítulos que aborda os diversos modelos conceptuais, a natureza neurobiológica, o perfil endofenótipo tipicamente encontrado nas crianças disléxicas, as alterações nos processos leitores e ortográficos, bem como as questões em torno da avaliação e dos modelos de intervenção reeducativa.

 

Dada a especificidade das temáticas abordadas e a importância de melhor compreender os fatores implicados na aprendizagem da leitura e na Dislexia, esta obra constitui-se como um recurso indispensável a psicólogos, professores, terapeutas da fala, médicos, sendo útil também para pais e outros técnicos de saúde e educação.

 

Índice:

Prefácio
José Morais

1. Dislexia: Notas em torno da evolução do conceito
Octávio Moura, Marcelino Pereira e Mário R. Simões

2. Alexia Adquirida: Contributo do estudo de casos na compreensão dos mecanismos da leitura
Isabel Pavão Martins

3. Aprendizagem da leitura: Etapas de desenvolvimento, papel do código ortográfico e Dislexia
Anabela Carvalho, Marcelino Pereira e Isabel Festas

4. Consciência fonológica: Desenvolvimento, avaliação e implicações na aprendizagem da leitura
Cristina P. Albuquerque

5. O contributo da nomeação rápida automatizada na predição do desempenho na leitura e na sua perturbação
Susana Araújo, Alexandra Reis e Luís Faísca

6. Questões em torno da avaliação psicológica na Dislexia: Subtipos e perfis neurocognitivos
Octávio Moura, Marcelino Pereira e Mário R. Simões

7. Instrumentos de avaliação da leitura em Língua Portuguesa: Análise crítica
Ana Paula Vale

8. Para a fundamentação de uma taxonomia de erros de leitura apoiada em critérios linguísticos
Cristina Martins, Isabel Festas e Joana Moreno

9. A avaliação da Dislexia em adolescentes e adultos
Rui A. Alves, Ana Camacho e São Luís Castro

10. Intervenção reeducativa na Dislexia de Desenvolvimento: Método Fonomímico Paula Teles
Paula Teles

11. Contributos para a Intervenção na Dislexia
Ana Sucena

 

Comentários