Photomath: Resolução da Matemática no Telemóvel

Photomath: Resolução da Matemática no Telemóvel

  Já aqui apresentamos uma ferramenta útil para facilitar a leitura por parte das crianças e adultos com Dislexia. Agora iremos apresentar uma aplicação para o telemóvel capaz de ajudar na resolução de problemas matemáticos, podendo ser particularmente interessante para as pessoas com dificuldades no cálculo mental ou com Discalculia.   A Photomath é uma aplicação simplesmente fantástica,…

Provas Finais do Ensino Básico (4º, 6º e 9º anos) – 2015

Provas Finais do Ensino Básico (4º, 6º e 9º anos) – 2015

  O período de realização das Provas Finais do Ensino Básico (4º, 6º e 9º anos) está quase aí a chegar (veja as datas dos diferentes exames para os alunos do Ensino Básico): — Prova Final 1º Ciclo de Português – 18 Maio — Prova Final 2º Ciclo de Português – 19 Maio — Prova Final 1º Ciclo…

Ser Disléxico – Na Primeira Pessoa

Ser Disléxico – Na Primeira Pessoa

  A Associação Brasileira de Dislexia (ABD) produziu um documentário (duração: 22 minutos e 35 segundos) com crianças, adultos e pais de crianças com Dislexia onde as dificuldades de ser disléxico são abordadas na primeira pessoa. É um interessante documentário onde os disléxicos e seus pais abordam as dificuldades na aquisição da leitura e escrita,…

Artigo Científico – Processamento Fonológico na Dislexia de Desenvolvimento

Artigo Científico – Processamento Fonológico na Dislexia de Desenvolvimento

  Foi publicado um novo estudo português na revista científica Dyslexia com o título: “Developmental Dyslexia and Phonological Processing in European Portuguese Orthography“. A revista Dyslexia é  uma das principais revista internacionais na área da Dislexia, sendo uma publicação da British Dyslexia Association. Os autores deste estudo nacional foram Octávio Moura (responsável pelo Portal da Dislexia), Joana Moreno, Marcelino…

Artigo Científico – Dislexia e Memória de Trabalho

Artigo Científico – Dislexia e Memória de Trabalho

  Foi publicado em 15 Outubro 2014 mais um estudo nacional sobre a Dislexia, intitulado “Working Memory in Portuguese Children With Developmental Dyslexia“, sobre os défices na memória de trabalho em crianças disléxicas portuguesas na revista científica Applied Neuropsychology: Child. A Applied Neuropsychology: Child pertence à American Board of Professional Neuropsychology, sendo uma importante revista…

Artigo Científico – Dislexia e Funcionamento Executivo

Artigo Científico – Dislexia e Funcionamento Executivo

  Foi recentemente publicado um estudo intitulado “Executive Functioning in Children with Developmental Dyslexia” sobre o funcionamento executivo de crianças disléxicas portugueses na revista científica The Clinical Neuropsychologist, que é uma das revistas mais prestigiadas na área da neuropsicologia, pertencente à Academia Norte-Americana de Neuropsicologia Clínica (The American Academy of Clinical Neuropsychology).   Os autores…

Luso Reads: Editora que promove a leitura inclusiva em Português

Luso Reads: Editora que promove a leitura inclusiva em Português

  Porque a leitura é um prazer. Porque ler também é um direito. Porque só um em cada cinco portugueses tem um nível médio de literacia. Partindo destas premissas, a Luso Reads apresenta-se como um novo projeto editorial criado com o objetivo de dar resposta às necessidades diferenciadas dos leitores e assegurar uma oportunidade real de…

Acesso ao Ensino Superior – 2014 – 1ª Fase – Colocações

Acesso ao Ensino Superior – 2014 – 1ª Fase – Colocações

  Foi publicado no dia 7 Setembro a lista de colocações da candidatura de Acesso ao Ensino Superior 2014 – 1ª fase. Dos 42408 candidatos, 89% (i.e., 37778 candidatos) conseguiram entrada no ensino superior, dos quais 54% na 1ª opção (22% na 2ª opção, 12% na 3ª opção, 6% na 4ª opção, 4% na 5ª…

Discalculia – O que é?

Discalculia – O que é?

  A Discalculia (ver informações adicionais sobre a Discalculia) é uma Perturbação da Aprendizagem Específica na área da Matemática caracterizada por uma significativa dificuldade nas competências aritméticas, apesar de um adequado funcionamento intelectual, estabilidade emocional e práticas pedagógicas consistentes. Segundo o DSM-5 caracteriza-se por uma significativa dificuldade no conceito do número, na memorização de factos…