Guia de Apoio Técnico-Pedagógico: NEE associadas aos Problemas de Atenção e Concentração

Guia de Apoio Técnico-Pedagógico: NEE associadas aos Problemas de Atenção e Concentração

  Com o objetivo de conseguir uma cultura escolar mais inclusiva e que responda há diversidade das necessidades educativas dos seus alunos, o Ministério da Educação do Governo do Chile desenvolveu um conjunto de Guias de Apoio Técnico-Pedagógicos (“Guía de Apoyo Técnico-Pedagógico: Necesidades Educativas Especiales en el nivel de Educación Parvularia“) para as diversas condições elegíveis para as…

Guia de Apoio Técnico-Pedagógico: NEE associadas à Linguagem e Aprendizagem

Guia de Apoio Técnico-Pedagógico: NEE associadas à Linguagem e Aprendizagem

  Com o objetivo de conseguir uma cultura escolar mais inclusiva e que responda há diversidade das necessidades educativas dos seus alunos, o Ministério da Educação do Governo do Chile desenvolveu um conjunto de Guias de Apoio Técnico-Pedagógicos (“Guía de Apoyo Técnico-Pedagógico: Necesidades Educativas Especiales en el nivel de Educación Parvularia“) para as diversas condições elegíveis para as…

Negativa a Inglês no 1º Ciclo Ensino Básico pode levar a Retenção Escolar
|

Negativa a Inglês no 1º Ciclo Ensino Básico pode levar a Retenção Escolar

No âmbito da abertura do ano letivo de 2015/2016, o Ministério da Educação e Ciência enviou para publicação dois diplomas de regulação da avaliação de alunos no Ensino Básico e Secundário: o Despacho de Avaliação do Ensino Básico e a atualização da Portaria de Avaliação do Secundário.   Estes diplomas introduzem algumas mudanças, nomeadamente no…

Acesso ao Ensino Superior – 2015 – 2ª Fase – Colocações

Acesso ao Ensino Superior – 2015 – 2ª Fase – Colocações

  Foi hoje publicado (24 Setembro 2015) a lista de colocações da candidatura de Acesso ao Ensino Superior 2015 – 2ª fase. Dos 18.250 candidatos nesta 2ª fase, 9.410 candidatos conseguiram entrada no ensino superior. Nesta segunda fase, o número de vagas colocadas a concurso foi de 13.387, às quais acresceram 1.779 vagas libertadas por candidatos colocados e matriculados na primeira…

Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico

Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico

O Ministro da Educação e Ciência homologou, em 03/07/2015, o Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos), que vigorará a partir do ano letivo de 2015/2016.   Na sequência dos vários ajustamentos progressivos que foram desenvolvidos na disciplina de Português (elaboração de metas curriculares, elaboração de manuais escolares…

Acesso ao Ensino Superior – 2015 – 1ª Fase – Colocações

Acesso ao Ensino Superior – 2015 – 1ª Fase – Colocações

  Foi hoje publicado (6 Setembro 2015) a lista de colocações da candidatura de Acesso ao Ensino Superior 2015 – 1ª fase. Dos 48.271 candidatos, 42.068 candidatos conseguiram entrada no ensino superior (37.778 em 2014), dos quais 84,4% entraram nas três primeiras opções (50.5% na 1ª opção, 21.4% na 2ª opção, 12.5% na 3ª opção, 7% na…

Príncipe da Suécia revela que tem Dislexia

Príncipe da Suécia revela que tem Dislexia

Carlos Filipe (Carl Philip Edmund Bertil Bernadotte), príncipe da Suécia (terceiro na linha de sucessão, filho do Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia e da Rainha Sílvia da Suécia) e Duque de Värmland revelou recentemente que, tal como o seu pai e irmã (princesa Vitória e herdeira ao trono, Duquesa de Västergötland), apresenta uma Perturbação da…

Conselho Nacional de Educação – Retenção Escolar no Ensino Básico e Secundário

Conselho Nacional de Educação – Retenção Escolar no Ensino Básico e Secundário

    O Conselho Nacional de Educação (CNE) elaborou, em Fevereiro 2015, um relatório para o Ministério da Educação com o título “Recomendação sobre Retenção Escolar no Ensino Básico e Secundário“. Vários pedagogos têm discutido as vantagens e as desvantagens da retenção escolar no percurso escolar das crianças/jovens.   A verdade é que em Portugal existem atualmente mais…

Graphogame: Videojogo que ajuda as crianças a ler
|

Graphogame: Videojogo que ajuda as crianças a ler

O Graphogame é um videojogo que procura ajudar as crianças com dificuldades de leitura ou com Dislexia a desenvolverem as competências leitoras. O Graphogame foi inicialmente desenvolvido na Finlândia (Universidade de Jyväskylä com a parceria do Instituto Niilo Mäki) e adotado nos currículos do Ministério da Educação deste país, para além de já se encontrar disponível…

Hiperatividade com Défice de Atenção: Programa “Linha da Frente” da RTP

Hiperatividade com Défice de Atenção: Programa “Linha da Frente” da RTP

  No passado dia 6 Junho 2015 foi tema de análise no programa Linha da Frente da RTP a Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA). Poderá obter mais informações sobre esta perturbação neurodesenvolvimental aqui e aqui. Com o título “Cérebro Meu“, este episódio procura abordar o aumento do número de diagnóstico de PHDA e da prescrição…