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Plataforma LER do Plano Nacional de Leitura

O Plano Nacional de Leitura desenvolveu a Plataforma LER, com o apoio de uma equipa de reputados investigadores, com vista à sistematização, de forma sintética, das principais vertentes do conhecimento acerca da aprendizagem da leitura e da escrita, dirigindo-se em particular aos docentes da educação pré-escolar e do 1.º ciclo.

Trata-se de um recurso essencial que pretende fornecer informação científica que contribua para opções pedagógicas fundamentadas, no ensino da leitura e da escrita. Neste contexto são abordados os domínios mais relevantes dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita e os fatores que os condicionam, permitindo aos docentes a compreensão de muitas das causas de problemas que surgem nas salas de aula e convidando-os a estruturarem um ensino fundamentado, eficaz e inclusivo.

Nos últimos anos tem-se assistido a um considerável avanço na investigação e conhecimento científico sobre a aquisição da leitura e escrita, bem como no estudo dos fatores que contribuem para a dificuldade de aprendizagem neste domínio. A Plataforma LER foi desenvolvida de modo a sistematizar este conhecimento científico para que os professores, educadores e restantes profissionais tenham um recurso que sintetiza os principais fatores promotores da aprendizagem da leitura e escrita.

A Plataforma LER proporciona aos docentes um apoio de extrema utilidade, pois permite-lhes conhecer e ter em conta: (1) diferentes componentes dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita, bem como de fatores que as condicionam; (2) metodologias de ensino e abordagens pedagógicas que comprovadamente asseguram uma aprendizagem mais efetiva; e (3) procedimentos de deteção, avaliação e superação de dificuldades que podem afetar a aprendizagem de cada um dos alunos.

A Plataforma LER encontra-se organizada em 4 grandes áreas:

  • PREPARAR (0 aos 6 anos) — A preparação para a aprendizagem da leitura e escrita pode e deve fazer-se desde a mais tenra idade. Estimule o desenvolvimento linguístico. Promova o contacto com livros. Ensine o que é útil para aprender a ler e escrever.
  • APRENDER (6 aos 8 anos) — Leitura e escrita são os alicerces de todo o percurso escolar, pessoal e profissional. Por isso é crucial garantir o sucesso na sua aprendizagem desde o início. As evidências de que dispomos são muito úteis para tornar o ensino mais eficaz.
  • DESENVOLVER (8 aos 10 anos) — O desenvolvimento da capacidade de ler e escrever depende da consolidação de mecanismos básicos, da sua fluência, do vocabulário e das competências linguísticas. É importante estar atento à evolução, ensinar estratégias e estimular a independência.
  • REFORÇAR (para todos) — Para muitos alunos aprender a ler e a escrever é particularmente difícil. A boa notícia é que quando ajudados desde cedo muitas das dificuldades são ultrapassadas. A identificação precoce é fundamental!