|

A DOMADORA DE LETRAS: Uma chamada de atenção para a dislexia

A Domadora de Letras é narrada pelo irmão mais velho de uma menina que entra na escola primária e que, apesar de estar motivada para esta nova fase, passado algum tempo, começa a mostrar uma postura irritadiça e até triste em relação a tudo o que se relaciona com a escola. Na verdade, Magui, a irmã do narrador, tem dislexia e é, diariamente, confrontada com dificuldades que a deixam ansiosa, frustrada e até com sentimentos de culpa e vergonha.

Magui, com o incentivo do irmão, transforma a dislexia num desafio a enfrentar diariamente e, ao longo da história, é-nos revelado que, com persistência e empenho, todos temos capacidade para superar qualquer obstáculo.  

A Domadora de Letras é, assim, uma história sobre a transformação de Magui, uma menina enfeitiçada e triste que, com persistência, se tornou numa feliz domadora de letras. Tem como objetivo levar o leitor a olhar para a dislexia de uma forma simples, como mais uma faceta de várias que fazem de Magui uma menina única, cheia de qualidades.

Inicialmente, a história foi escrita para os meus filhos. Fazia parte de uma das estratégias que usava com a minha filha, lia regularmente com ela e para ela, de modo a criar o hábito e o gosto pela leitura, mas, para a manter concentrada, escrevia-lhe histórias nas quais ela e o irmão eram as personagens principais. Agora, ao publicá-la, pretendo que a história chegue a muitos meninos e meninas, a muitos pais e mães, irmãos e irmãs, professores e professoras, para que a dislexia possa ser vivida natural e criativamente.

Espero, também, que muitas crianças, como a minha filha, não se sintam sozinhas e encarem a dislexia como uma característica própria. Ao mesmo tempo, espero que seja uma forma de sensibilizar pais e professores para a importância de estarem particularmente atentos para os sinais precoces de dislexia e não se deixarem ficar indiferentes, pois há solução. Na verdade, há sempre um plano, tal como na história! E, tal como na história, uma criança com dislexia pode alcançar o sucesso e pode ser feliz na escola, à sua própria maneira.

Desejo-vos boas leituras! 
A autora, Madalena Ribeiro.