Simpósio Internacional sobre Perturbações da Aprendizagem Específicas
ÉVORA
25 e 26 Janeiro 2019
As Perturbações Específicas da Aprendizagem incluem um grupo heterogéneo de perturbações do neurodesenvolvimento, que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição/aprendizagem e uso de uma ou mais das seguintes áreas: linguagem (expressão e compreensão), leitura, escrita, raciocínio lógico e competências matemáticas. Podem co-ocorrer com outras perturbações do neurodesenvolvimento, como, entre outras, as perturbações da atenção e as perturbações do espectro do autismo. O seu curso e prognóstico são passíveis de serem modificados pelo ambiente e pela intervenção. Estima-se que tenham uma prevalência de cerca de 10% na população geral, tornando-as uma das causas mais frequentes de procura de apoio nos centros de neurodesenvolvimento. Este simpósio internacional pretende dar a conhecer o “estado da arte” nas perturbações específicas da aprendizagem, com o contributo valioso de vários especialistas nacionais e internacionais.
SITE OFICIAL DO SIMPÓSIO: https://simposiointernacionalpep.wordpress.com/
PROGRAMA — DIA 25 Janeiro 2019
MODERAÇÃO: Dra. Catarina Prior
9:00 – 9:30 — Leitores em Desenvolvimento: práticas de avaliação e monitorização
Dr.ª Fátima Trindade
9:30 – 10:00 — Oralidade e Escrita – as duas faces da linguagem
Prof.ª Doutora Dina Alves
10:00 – 10:30 — O ensino da compreensão da leitura. Alguns equívocos e algumas propostas
Prof.ª Doutora Fernanda Leopoldina Viana
10:30 – 11:00 — Perturbação Específica da Aprendizagem da Matemática: novas perspectivas
Dr.ª Ana Sofia Branco
11:00 – 11:30 — Discussão
11:30 – 11:50 — Intervalo
11:50 – 12:00 — SESSÃO DE BOAS-VINDAS
Dr. Hélder Ornelas
Sr. António Noronha Lopes
Dr.ª Paula Pires de Matos
Dr. Roberto Grilo
12:00 — Conferência Magistral — Dyslexia and Language Disorder
Prof.ª Doutora Margaret Snowling
13:00 – 14:30 — Intervalo
14:30 – 15:30 — Conferência Magistral — Interventions for children’s Reading and Language Difficulties
Prof. Doutor Charles Hulme
MODERAÇÃO: DR. José Boavida
15:30 16:00 — Défice de Atenção e Aprendizagem
Dr.ª Paula Pires de Matos
16:00 – 16:30 — Psicomotricidade: prevenção e intervenção em Perturbações Específicas da Aprendizagem
Prof.ª Doutora Gabriela Almeida
16:30 – 17:00 — Discussão
PROGRAMA — DIA 26 Janeiro 2019
MODERAÇÃO: Dra. Mónica Pinto
9:00 – 9:20 — Ensino da escrita
Mestre Paula Teles
9:20 – 9:40 — Tecnologia e aprendizagem
Prof. Doutor Víctor Cruz
9:40 – 10:00 — Os desafios da implementação do modelo multinível: Um estudo de caso
Prof.ª Doutora Iolanda Ribeiro
10:00 – 10:20 — BANC: Avaliação Neuropsicológica nas Perturbações Específicas da Aprendizagem
Prof. Doutor Octávio Moura
10:20 – 10:40 — Discussão
10:40 – 11:00 — Intervalo
MODERAÇÃO: Dra. Manuela Baptista
11:00 – 11:20 — Perturbação Específica da Aprendizagem versus Perturbação do Desenvolvimento Intelectual estado-limite: uma proposta de abordagem clínica
Dras. Maria João Palha e Nídia Belo
11:20 – 11:40 — Perturbação Específica da Aprendizagem: o programa do centro DIFERENTEMENTE
Dr.ª Andreia Maravilhas
11:40 – 12:00 — Aprendizagem da Leitura e Perturbação do Desenvolvimento Intelectual: programa “ensinar a ler para ensinar a falar”
Dras. Sónia Domingos e Luísa Cotrim
12:00 – 12:20 — Sono e aprendizagem
Drs. Francisca de Castro Palha e Tiago Santos
12:20 – 12:40 — Aprendizagem e emoções
Dr. José Estrada
12:40 – 13:00 — Discussão
Encerramento do Simpósio