|

Dia Mundial da Dislexia – 10 Outubro 2023

No dia 10 de Outubro é comemorado o Dia Mundial da Dislexia.

Durante este dia, e das mais diversas formas, várias instituições e associação relacionadas com a Dislexia estão a desenvolver iniciativas de informação sobre esta Perturbação do Neurodesenvolvimento que afeta aproximadamente 5% das crianças Portuguesas em idade escolar. O Portal da Dislexia, como não poderia deixar de ser, associa-se ao Dia Mundial da Dislexia!

É importante que todos reconheçam os principais sinais e sintomas da Dislexia (e.g., dificuldades na precisão, fluência e compreensão da leitura; défices na descodificação e no reconhecimento de palavras; erros ortográficos; dificuldades no planeamento e organização das ideias no texto; ver os Sinais de Alerta e os Critérios de Diagnóstico) para que seja mais fácil a sua identificação, avaliação e intervenção. A Dislexia pode ter um tremendo impacto na aprendizagem e no bem-estar emocional da criança (e.g., insegurança, tristeza, ansiedade, baixa autoestima, desmotivação pela aprendizagem/escola; ver as alterações emocionais).

Neste sentido, é importante a divulgação a toda a comunidade sobre o que é a Dislexia e da forma como esta afeta significativamente a aprendizagem escolar. Quanto maior o conhecimento sobre esta perturbação mais facilmente serão reconhecidos os sintomas e mais precocemente podem ser minimizadas todas as suas consequências.