Telescola (horários) no Ensino Básico e Exames no Ensino Secundário

Dadas as contingências relacionadas com a pandemia do COVID-19, todo o 3.º período (que inicia no dia 14 de Abril — ver calendário do ano escolar) será realizado sem atividades letivas presenciais.

O ensino será totalmente realizado através de aulas online com recurso a diversas metodologias e plataformas (por exemplo, Zoom, Microsoft Teams, Google Classroom, entre outras) adotadas por cada professor ou escola. Para os alunos do Ensino Secundário ainda existe a possibilidade das aulas presenciais iniciarem em Maio, mas tudo irá depender da evolução da situação pandémica em Portugal.

Como complemento a este ensino à distância, o Ministério da Educação em parceria com a RTP (e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian) irá disponibilizar o recurso de ensino/aprendizagem através da TV, no canal da RTP Memória para o Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico) e no canal da RTP2 para as crianças em idade pré-escolar.


Telescola — #EstudoEmCasa

As aulas no formato Telescola (#EstudoEmCasa) irão iniciar no dia 20 Abril. As aulas serão ministradas por blocos curriculares, para os vários anos letivos, em diversos horários e dias da semana (de 2ª a 6ª feira). Ver tabela mais abaixo (download em PDF). No Ensino Básico as aulas serão transmitidas na RTP Memória através dos seguintes canais: canal 7 na TDT, canal 18 na NOS, canal 100 na MEO e canal 17 na VODAFONE.


As aulas podem ser revistas, em qualquer momento, através do RTP Play: https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/

Conteúdos educativos e atividades complementares podem ainda ser obtidos em:
YouTube — https://www.youtube.com/channel/UCTzWCFMxJ4wWmWlh-Gzewfg/playlists
Direção Geral da Educação — https://estudoemcasa.dge.mec.pt/


Para os alunos do Ensino Secundário, dado o número elevado de disciplinas contempladas neste nível de ensino, não irá ser disponibilizado este recurso da Telescola, sendo ministrado através das diversas metodologias e plataformas referidas anteriormente (existe ainda a possibilidade de aulas presenciais em Maio se evoluir favoravelmente a situação pandémica em Portugal).


Provas de Aferição, Provas Finais e Exames Nacionais

As Provas de Aferição (2º, 5º e 8º anos de escolaridade) e as Provas Finais (9º ano de escolaridade) foram canceladas, pelo que os alunos não as irão realizar este ano.

Relativamente aos alunos do Ensino Secundário (11º e 12º anos) os Exames Nacionais foram adiados para Julho (1ª Fase) e para Setembro (2ª Fase) — ver aqui as datas dos Exames Nacionais. De referir, ainda, que os alunos do Ensino Secundário apenas têm que realizar os exames nacionais que irão funcionar como provas de ingresso no ensino superior. Por exemplo, se para o ingresso num determinado curso do ensino superior apenas for solicitado o exame de Matemática A, o aluno apenas poderá realizar este exame nacional. Ver os Exames Nacionais dos anos letivos anteriores.

Os exames que se destinam à aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário estão cancelados, o que significa que os alunos que não pretendem ingressar no ensino superior não têm que realizar os exames nacionais. Mais informações sobre as diversas datas do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.