Photomath: Resolução da Matemática no Telemóvel

photomath-02

 

aqui apresentamos uma ferramenta útil para facilitar a leitura por parte das crianças e adultos com Dislexia. Agora iremos apresentar uma aplicação para o telemóvel capaz de ajudar na resolução de problemas matemáticos, podendo ser particularmente interessante para as pessoas com dificuldades no cálculo mental ou com Discalculia.

 

Photomath é uma aplicação simplesmente fantástica, pois resolve fórmulas e equações matemáticas de modo instantâneo, apresentando o resultado final e o passo-a-passo na resolução do problema. Esta aplicação vai, com certeza, fazer a delícia dos alunos e dos que têm que resolver problemas matemáticos, podendo ser uma enorme “dor de cabeça” para os professores (ou talvez não!).

 

A Photomath utiliza a câmara fotográfica do smartphone para fazer a captura das fórmulas matemáticas que se pretende resolver, apresentando de imediato o resultado final e tendo a opção de apresentar todos os passos matemáticos que levaram ao resultado final. A Photomath já se encontrava disponível para iOS e para o Windows Phone, chegando agora ao sistema operativo Android.

 

A Photomath permite a resolução de aritmética básica, fracções, números decimais, equações lineares e várias outras funções (ex. logaritmos). Mais funções serão futuramente adicionadas. Obviamente que esta aplicação deverá ser utilizada como um facilitador e um auxiliar nos cálculos matemáticos, mas não substituir a própria aprendizagem. Primeiro resolve-se o problema matemático e só depois se confirma com a Photomath. Os alunos podem usar esta aplicação como uma ferramenta para aprender matemática e os pais podem usá-lo para verificar a correcção da mesma.

Vejamos um vídeo que exemplifica a sua capacidade e funcionalidade. Bons cálculos…