Acesso ao Ensino Superior – 2014 – 1ª Fase – Colocações

Acesso ao Ensino Superior – 2014 – 1ª Fase – Colocações

  Foi publicado no dia 7 Setembro a lista de colocações da candidatura de Acesso ao Ensino Superior 2014 – 1ª fase. Dos 42408 candidatos, 89% (i.e., 37778 candidatos) conseguiram entrada no ensino superior, dos quais 54% na 1ª opção (22% na 2ª opção, 12% na 3ª opção, 6% na 4ª opção, 4% na 5ª…

Discalculia – O que é?

Discalculia – O que é?

  A Discalculia (ver informações adicionais sobre a Discalculia) é uma Perturbação da Aprendizagem Específica na área da Matemática caracterizada por uma significativa dificuldade nas competências aritméticas, apesar de um adequado funcionamento intelectual, estabilidade emocional e práticas pedagógicas consistentes. Segundo o DSM-5 caracteriza-se por uma significativa dificuldade no conceito do número, na memorização de factos…

Associação Internacional de Dislexia – Conferência Anual – Novembro 2014

Associação Internacional de Dislexia – Conferência Anual – Novembro 2014

Vai-se realizar em Novembro próximo (12 a 15 Novembro 2014) a 65º Conferência Anual da International Dyslexia Association (IDA) na cidade de San Diego (EUA).   Nesta conferência da IDA estarão os mais proeminentes investigadores internacionais na área da Dislexia e serão abordados os últimos avanços científicos desta perturbação neurodesenvolvimental que afecta entre 5% a…

Provas e Exames Finais 2014 a Português (9º e 12º anos)

Provas e Exames Finais 2014 a Português (9º e 12º anos)

  As Provas e os Exames Finais a Língua Portuguesa para os alunos do 9º e 12º anos de escolaridade foram realizados nos dias 17 e 18 Junho 2014. Poderá visualizar as respectivas provas/exames nos seguintes links: Prova Final a Língua Portuguesa – 9º ano de escolaridade – visualizar Exame Final a Língua Portuguesa – 12º ano…

Relatório do Grupo de Trabalho sobre Educação Especial
|

Relatório do Grupo de Trabalho sobre Educação Especial

  O Grupo de Trabalho nomeado pelo Governo para estudar e analisar a legislação que regulamento a Educação Especial (Decreto-Lei n.º 3/2008) apresentou as suas conclusões e recomendações num relatório elaborado para o efeito e tornado público (ver aqui o relatório).   Deste Grupo de Trabalho fizeram parte diversas instituições e especialistas na área da…

1º Simpósio Europeu de Neuropsicologia do IPNP

1º Simpósio Europeu de Neuropsicologia do IPNP

  O 1º Simpósio Europeu de Neuropsicologia do IPNP tem como principais objectivos a criação de um ponto de encontro a nível internacional de disseminação da informação acerca da investigação em Neurociências na Europa, promoção do diálogo entre cientistas e sociedade, e apresentação dos desafios que actualmente se colocam à Neuropsicologia Clínica e Cognitiva, terapêuticas…

“Canetas-leitoras” – Tecnologia de apoio

“Canetas-leitoras” – Tecnologia de apoio

  Ao longo dos últimos anos, diversas empresas têm procurado desenvolver diferentes tecnologias de apoio para ajudar as pessoas com Dislexia a minimizar as suas dificuldades nos processos de descodificação da leitura. Num anterior artigo abordamos a relativa utilidade das fontes de texto (tipografia) no desempenho da leitura em indivíduos com Dislexia.   Iremos agora…

Provas Finais do 4º e 6º Anos – 2014 – Língua Portuguesa e Matemática

Provas Finais do 4º e 6º Anos – 2014 – Língua Portuguesa e Matemática

  Foram realizadas nos dias 19 e 21 Maio 2014 as Provas Finais de Ciclo para os alunos do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico a Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente. Podem ser visualizadas as Provas Finais nos seguintes links:   Língua Portuguesa – 4º Ano — Língua Portuguesa – 6º Ano — Matemática…

Fontes de texto para maximizar a legibilidade das letras

Fontes de texto para maximizar a legibilidade das letras

Algumas fontes de texto têm sido desenvolvidas na tentativa de maximizar a legibilidade das letras por parte dos leitores, de modo a tornar a tipografia das letras mais claras e precisas. Entre as fontes de texto mais conhecidas e utilizadas encontram-se a Lexia Readable, a Dyslexie, a Open Dyslexic e a Sylexiad. Lexia Readable A Lexia Readable foi originalmente criada em…

Disléxicos Famosos

Disléxicos Famosos

  A Dislexia é a perturbação da aprendizagem específica mais frequente (estima-se que 5% a 10% das crianças em idade escolar possam ter Dislexia), sendo caracterizada por uma dificuldade significativa dos processos de descodificação e no reconhecimento de palavras associada a alterações neurocognitivas específicas. A Dislexia pode ser definida como:   “Dyslexia is a specific learning…

Dislexia e PHDA: Perturbações Co-Mórbidas
|

Dislexia e PHDA: Perturbações Co-Mórbidas

A Dislexia é uma perturbação de base neurobiológica caracterizada por uma dificuldade na precisão, fluência e compreensão da leitura, bem como uma fraca competência ortográfica. Estas dificuldades nos processos de leitura e escrita resultam de um défice na componente fonológica da linguagem, que é inesperada em relação às restantes competências cognitivas e às condições educativas…