Relatório do Grupo de Trabalho sobre Educação Especial
|

Relatório do Grupo de Trabalho sobre Educação Especial

  O Grupo de Trabalho nomeado pelo Governo para estudar e analisar a legislação que regulamento a Educação Especial (Decreto-Lei n.º 3/2008) apresentou as suas conclusões e recomendações num relatório elaborado para o efeito e tornado público (ver aqui o relatório).   Deste Grupo de Trabalho fizeram parte diversas instituições e especialistas na área da…

1º Simpósio Europeu de Neuropsicologia do IPNP

1º Simpósio Europeu de Neuropsicologia do IPNP

  O 1º Simpósio Europeu de Neuropsicologia do IPNP tem como principais objectivos a criação de um ponto de encontro a nível internacional de disseminação da informação acerca da investigação em Neurociências na Europa, promoção do diálogo entre cientistas e sociedade, e apresentação dos desafios que actualmente se colocam à Neuropsicologia Clínica e Cognitiva, terapêuticas…

“Canetas-leitoras” – Tecnologia de apoio

“Canetas-leitoras” – Tecnologia de apoio

  Ao longo dos últimos anos, diversas empresas têm procurado desenvolver diferentes tecnologias de apoio para ajudar as pessoas com Dislexia a minimizar as suas dificuldades nos processos de descodificação da leitura. Num anterior artigo abordamos a relativa utilidade das fontes de texto (tipografia) no desempenho da leitura em indivíduos com Dislexia.   Iremos agora…

Provas Finais do 4º e 6º Anos – 2014 – Língua Portuguesa e Matemática

Provas Finais do 4º e 6º Anos – 2014 – Língua Portuguesa e Matemática

  Foram realizadas nos dias 19 e 21 Maio 2014 as Provas Finais de Ciclo para os alunos do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico a Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente. Podem ser visualizadas as Provas Finais nos seguintes links:   Língua Portuguesa – 4º Ano — Língua Portuguesa – 6º Ano — Matemática…

Fontes de texto para maximizar a legibilidade das letras

Fontes de texto para maximizar a legibilidade das letras

Algumas fontes de texto têm sido desenvolvidas na tentativa de maximizar a legibilidade das letras por parte dos leitores, de modo a tornar a tipografia das letras mais claras e precisas. Entre as fontes de texto mais conhecidas e utilizadas encontram-se a Lexia Readable, a Dyslexie, a Open Dyslexic e a Sylexiad. Lexia Readable A Lexia Readable foi originalmente criada em…

Disléxicos Famosos

Disléxicos Famosos

  A Dislexia é a perturbação da aprendizagem específica mais frequente (estima-se que 5% a 10% das crianças em idade escolar possam ter Dislexia), sendo caracterizada por uma dificuldade significativa dos processos de descodificação e no reconhecimento de palavras associada a alterações neurocognitivas específicas. A Dislexia pode ser definida como:   “Dyslexia is a specific learning…

Dislexia e PHDA: Perturbações Co-Mórbidas
|

Dislexia e PHDA: Perturbações Co-Mórbidas

A Dislexia é uma perturbação de base neurobiológica caracterizada por uma dificuldade na precisão, fluência e compreensão da leitura, bem como uma fraca competência ortográfica. Estas dificuldades nos processos de leitura e escrita resultam de um défice na componente fonológica da linguagem, que é inesperada em relação às restantes competências cognitivas e às condições educativas…

Conferência – Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais

Conferência – Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais

  Realiza-se no próximo dia 31 de Maio de 2014, na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, a Conferência “Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais”.   Nesta Conferência, especialistas nacionais e estrangeiros questionarão a validade e a utilidade do conceito de Dislexia. Serão abordadas questões de diagnóstico e de intervenção e serão discutidas…

Condições especiais na realização de provas e exames 2014 dos alunos com Dislexia
|

Condições especiais na realização de provas e exames 2014 dos alunos com Dislexia

  Acabou de ser publicado pelo Júri Nacional de Exames (JNE) as normas para aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames para os alunos com Necessidade Educativas Especiais (Decreto-Lei n.º 3/2008) para o ano de 2014 (Ensino Básico e Secundário). As medidas contempladas para os alunos com Dislexia são, em geral, bastante similares…

Vince Low – Artista disléxico transforma rabiscos em desenhos

Vince Low – Artista disléxico transforma rabiscos em desenhos

  Vince Low, de nacionalidade Malaia, é um artista que consegue transformar “meros” rabiscos em desenhos que são verdadeiras obras de arte. Vince Low faz parte dos 5% da população com Dislexia, mas apresenta uma capacidade excepcional para fazer sobressair rostos e imagens através de um conjunto harmonioso de linhas (controlo preciso do traço e…

Estudos nacionais publicados na revista Dyslexia

Estudos nacionais publicados na revista Dyslexia

  A revista Dyslexia é uma das principais publicações científicas internacionais na área da Dislexia e das Dificuldades de Aprendizagem Específicas. No seu primeiro número de 2014 (Volume 20, Issue 1) foram publicados dois artigos científicos de investigadores Portugueses (da Universidade de Coimbra e da Universidade do Algarve), com estudos sobre o perfil cognitivo e…