Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar

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O Ministério da Educação apresentou as novas Orientações Curriculares para a a Educação Pré-Escolar, que substituem as anteriores orientações de 1997. Estas orientações destinam-se a apoiar a construção e gestão do currículo no jardim-de-infância, da responsabilidade de cada educador/a, em colaboração com a equipa educativa do estabelecimento educativo/agrupamento de escolas. Como referido pelos próprios autores, estas orientações não servem para classificar as crianças, mas antes “comparar cada uma consigo própria para situar a evolução da sua aprendizagem ao longo do tempo”.

 

As orientações incluem 3 áreas de conteúdo (1 – Área de Formação Pessoal e Social; 2 – Área de Expressão e Comunicação; e 3 – Área do Conhecimento do Mundo) e várias sub-áreas/domínios dentro de cada área de conteúdo. Recomendamos uma leitura atenta das novas Orientações Curriculares para a a Educação Pré-Escolar.

 

Áreas de Conteúdo

1. Área de Formação Pessoal e Social

Construção da identidade e da autoestima
Independência e autonomia
Consciência de si como aprendente
Convivência democrática e cidadania

 

2. Área de Expressão e Comunicação

Domínio da Educação Física
Domínio da Educação Artística
Subdomínio das Artes Visuais
Subdomínio do Jogo Dramático/Teatro
Subdomínio da Música
Subdomínio da Dança
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Comunicação oral
Consciência linguística
Funcionalidade da linguagem escrita e sua utilização em contexto
Identificação de convenções da escrita
Prazer e motivação para ler e escrever
Domínio da Matemática
Números e Operações
Organização e Tratamento de Dados
Geometria e Medida
Interesse e Curiosidade pela Matemática

 

3. Área do Conhecimento do Mundo

Introdução à metodologia científica
Abordagem às Ciências
Mundo Tecnológico e Utilização das Tecnologias

 

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