|

Novo tratamento para a PHDA – EndeavorRX

EndeavorRX

Em Junho 2020, a U.S. Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou o primeiro videojogo para o tratamento da Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA). O EndeavorRX é um videojogo desenvolvido especificamente para o tratamento dos sintomas de desatenção associados à PHDA.

A PHDA é uma perturbação do neurodesenvolvimento, de origem neurobiológica, caracterizada por sintomas de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade que interferem significativamente na qualidade do funcionamento académico, ocupacional e/ou académico dos indivíduos. A PHDA afeta aproximadamente 5% a 7% das crianças em idade escolar. Normalmente o tratamento da PHDA baseia-se numa terapêutica farmacológica (com estimulantes), podendo ser associada uma intervenção psicoterapêutica, psicoeducativa e/ou neuropsicológica em função da frequência, intensidade e características dos sintomas manifestados.

O EndeavorRX é o primeiro “tratamento digital” oficialmente aprovado pela FDA após 7 anos de ensaios clínicos, em mais de 600 crianças avaliadas, com cerca de 1/3 dos casos (200 crianças) a apresentarem melhorias significativas na redução dos sintomas de desatenção. Os efeitos secundários conhecidos são a frustração e dores de cabeça.

Trata-se de um videojogo desenvolvido para o tratamento dos sintomas de desatenção (mas não dos sintomas de hiperatividade e/ou impulsividade), em crianças dos 8 aos 12 anos. O tratamento com o EndeavorRX terá que ser prescrito por um clínico e tem uma duração de 25-30 minutos por dia, 5 dias por semana e durante 4 semanas.

É mais uma opção terapêutica disponível nos EUA para crianças com PHDA-C (apresentação combinada) ou PHDA-D (apresentação predominantemente de desatenção), mas não deverá substituir os tratamentos convencionais (a não ser que haja uma indicação clínica). Desconhece-se se o EndeavorRX chegará alguma vez a ser disponibilizado em Portugal.

Vídeo sobre o EndeavorRX: