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Materiais do Método Fonomímico Paula Teles

[atualizado em 18-09-2020]

O Método Fonomímico Paula Teles é formado por vários materiais especificamente concebidos para o desenvolvimento de cada uma das competências necessárias à aprendizagem da leitura. É um material bastante útil na intervenção dos processos leitores junto das crianças com Dislexia ou com dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita.

A partir de 2020 o Método Fonomímico Paula Teles passou a ser editado/publicado pela Porto Editora. Esta mudança de editora levou a uma renovação do visual e em alguns materiais houve uma mudança no título. Vejamos os materiais que compõem agora o Método Fonomímico Paula Teles publicados pela Porto Editora:

Cartões Fonomímicos

Constam dos Cartões Fonomímicos um conjunto de cartões e um CD, que contêm “Cantilenas do Abecedário” e dos casos especiais de leitura. Ensinam as correspondências fonema-grafema e os  grafemas complexos. As letras consoantes são apresentadas por animais. Cada “Animal-Fonema” está associado ao grafema correspondente, a uma história-cantilena e a um gesto. Destinam-se às crianças do jardim-de-infância, às crianças que estão a iniciar a aprendizagem da leitura e como atividades lúdico-pedagógicas. Os Cartões Fonomímicos são utilizados para ensinar as competências fonológicas básicas necessárias à aprendizagem da leitura. São utilizados ao longo das diferentes fases da aprendizagem em conjunto com os vários materiais que integram o MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles e sempre que estas competências não estejam ainda automatizadas.

A Magia dos Sons das Letras

É um livro de iniciação à leitura e escrita, adequado ao ensino pré-escolar, que utiliza uma metodologia multissensorial — a aprendizagem é feita utilizando simultaneamente as diversas vias de acesso ao cérebro (auditiva, visual, cinestésica/motora e táctil) — o que permite intensificar a memorização e a aprendizagem. Contém atividades de desenvolvimento da consciência de palavras, silábica, fonémica, princípio alfabético e escrita manual cursiva. Foi elaborado de acordo com as metas do Ministério da Educação para o ensino pré-escolar, área de Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.

Abecedário e Silabário

O livro Abecedário e Silabário é utilizado para ensinar a ler conjuntamente dois, ou mais, fonemas, ou seja, ensinar a realizar a operação mental de fusão fonémica e treinar até conseguir a sua automatização. Auxilia no ensino da leitura de várias sílabas em sequência, isto é, a realizar as fusões silábicas sequenciais, competência necessária à leitura das palavras e textos.

A Magia da Leitura — 1 , 2 e 3

O livro A Magia da Leitura 1 tem como objetivo ensinar a ler sequencialmente as diversas sílabas que formam as palavras, as fusões silábicas sequenciais; treinar a leitura sistemática de palavras e de textos, até conseguir realizar uma leitura correta, automática, fluente e compreensiva.

O livro A Magia da Leitura 2 é utilizado no ensino e na reeducação da leitura e da escrita e apresenta os grafemas-fonemas com mais do que uma correspondência fonológica, na forma de sílaba “Consoante-Vogal”, “Vogal-Consoante”, “Consoante-Vogal-Consoante”, as regras contextuais e os dígrafos.

O livro A Magia da Leitura 3 é utilizado no ensino e reeducação das crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Apresenta as diversas correspondências do grafema “x”, e as sequências consonânticas.

Trocas Fonológicas

O livro Trocas Fonológicas tem como objetivo ensinar as crianças e jovens a ler com a fluência – precisão, velocidade e prosódia – adequada ao ano de escolaridade, para que consigam aceder à compreensão do que leem, e a escrever com uma caligrafia cursiva legível e sem erros ortográficos. Apresenta atividades de estimulação e desenvolvimento da consciência fonológica e fonoarticulatória em tarefas de leitura e escrita de letras, sílabas, palavras, pseudopalavras e textos.