|

Graphogame: Videojogo que ajuda as crianças a ler

Graphogame-02

O Graphogame é um videojogo que procura ajudar as crianças com dificuldades de leitura ou com Dislexia a desenvolverem as competências leitoras. O Graphogame foi inicialmente desenvolvido na Finlândia (Universidade de Jyväskylä com a parceria do Instituto Niilo Mäki) e adotado nos currículos do Ministério da Educação deste país, para além de já se encontrar disponível em diversos outros países.

O Graphogame é um software lúdico, intuitivo e que se adapta ao grau de dificuldade e de evolução de cada criança. Entre cenários de piratas, desertos e oceanos, a criança procura associar o som (fonemas) e as respetivas letras (grafemas). As associações ficam gradualmente mais difíceis até que a criança, sem se aperceber, já faz a relação dos sons a vogais, a consoantes, a sílabas e a palavras simples, compostas e irregulares. A correspondência entre letras e som é um processo fundamental da descodificação, da habilidade de leitura e da capacidade de consciência fonológica. De facto, a literatura científica tem demonstrado que o processamento fonológico é o preditor mais consistente do desenvolvimento da leitura e a variável mais sensível ao diagnóstico de Dislexia nos diversos sistemas ortográficos (transparentes, intermédios e opacos).

A versão Portuguesa do Graphogame tem sido testada em escolas do distrito do Porto, incluindo crianças com e sem dificuldades de leitura. A equipa de investigadoras Portuguesas que têm adaptado o Graphogame é constituida pela Ana Sucena, Fernanda Leopoldina Viana e Joana Cruz (Universidade do Porto e Universidade do Minho).

“É um treino divertido, intensivo, não cansa e não permite a frustração, pois adapta-se ao ritmo de cada um, como um tutor. A criança passa de nível pela rapidez e ao atingir pelo menos 80% de acertos. Este projeto está concebido como um jogo e isso motiva a criança, permitindo menos tensão, uma aprendizagem mais rápida e um maior envolvimento dos pais e docentes.” refere a Ana Sucena (invertigadora responsável pela versão Portuguesa)

Vejamos dois vídeos demonstrativo da utilidade do Graphogame: