Disléxicos Famosos – Steven Spielberg

Já abordamos, em anteriores artigos deste blog, a questão de vários Disléxicos Famosos que revelaram publicamente terem Dislexia (um desses exemplos é o príncipe da Suécia). Steven Spielberg é um dos famosos que reconheceu publicamente ter Dislexia: “Foi a última peça do puzzle num mistério guardado por mim ao longo dos anos”. Steven Spielberg só conseguiu aprender a ler dois anos mais tarde do que os restantes colegas e não gostava de ir para a escola. Deixou a escola para seguir produção e a realização de filmes. Ainda hoje demora bastante tempo a ler um livro ou guião. Como refere:

“Nunca me senti uma vítima. Os filmes salvaram-me da vergonha, da culpa…de colocar o peso sobre mim. Penso que realizar filmes foi o meu grande escape, foi a forma de fugir de tudo isso.”

Steven Spielberg concedeu uma entrevista exclusiva para abordar pela primeira vez a sua Dislexia e as dificuldades associadas a esta Perturbação Neurodesenvolvimental. Durante a entrevista ele refere algumas dicas para as pessoas que, como ele, têm Dislexia: (1) A Dislexia é mais comum do que imaginas. (2) Não estás sozinho. Existem formas de acelerar as capacidades de leitura e a sua compreensão. (3) Vais ter Dislexia durante toda a vida, mas não te vai impedir de atingires os teus objetivos. Vejamos a entrevista completa: