Discalculia – O que é?
A Discalculia (ver informações adicionais sobre a Discalculia) é uma Perturbação da Aprendizagem Específica na área da Matemática caracterizada por uma significativa dificuldade nas competências aritméticas, apesar de um adequado funcionamento intelectual, estabilidade emocional e práticas pedagógicas consistentes. Segundo o DSM-5 caracteriza-se por uma significativa dificuldade no conceito do número, na memorização de factos aritméticos, na fluência e precisão do cálculo, e na precisão do raciocínio matemático.
De acordo com a British Dyslexia Association a Discalculia afecta aproximadamente 3% a 6% da população e pode ser definida como:
“A condition that affects the ability to acquire arithmetical skills. Dyscalculic learners may have difficulty understanding simple number concepts, lack an intuitive grasp of numbers, and have problems learning number facts and procedures. Even if they produce a correct answer or use a correct method, they may do so mechanically and without confidence.”
Em Portugal ainda não são conhecidos estudos sobre a prevalência desta perturbação, mas acredita-se que possa estar subestimada. É uma perturbação ainda pouco conhecida por parte dos clínicos, professores e pais; existem poucos instrumentos clínicos validados para a nossa população que sejam medidas fiáveis de diagnóstico; existem ainda várias questões pedagógicas no ensino da matemática e um certo desinvestimento dos alunos por esta área curricular. Estas situações podem-se traduzir em vários falsos-negativos, isto é, crianças com Discalculia que não são correctamente diagnosticadas, atribuindo-se (erradamente!) as suas dificuldades na aprendizagem da matemática a variáveis pedagógicas, motivacionais ou outras.
No video seguinte, o Dr. Horowitz do National Center for Learning Disabilities, explica detalhadamente os diversos conceitos e sintomas associados a esta perturbação: