|

Dia Mundial da Dislexia – 10 Outubro 2020

Hoje, dia 10 de Outubro 2020, é comemorado o Dia Mundial da Dislexia.

Durante o dia de hoje, e das mais diversas formas, as várias instituições e associação relacionadas com a Dislexia estão a desenvolver iniciativas de informação sobre esta Perturbação da Aprendizagem Específica (e Perturbação do Neurodesenvolvimento) que afeta aproximadamente 5% das crianças Portuguesas em idade escolar. O Portal da Dislexia, como não poderia deixar de ser, associa-se a este Dia Mundial da Dislexia!

É sempre importante alertar para os sintomas nucleares da Dislexia (e.g., dificuldades na precisão, fluência e compreensão da leitura; défices na descodificação e no reconhecimento de palavras; erros ortográficos; dificuldades na expressão e composição das ideias no texto; entre outros) e o seu significativo impacto na aprendizagem escolar. Estas dificuldades podem levar ao emergir um conjunto de alterações emocionais (por exemplo: insegurança, baixa autoestima, desmotivação pela aprendizagem/escola) decorrentes do baixo desempenho escolar.

Neste sentido, sugere-se a leitura e divulgação dos principais sintomas da Dislexia para que pais, professores, psicólogos e outros profissionais da saúde e educação possam mais facilmente reconhecer os seus primeiros sinais e sintomas, e, desta formar, ser efetuada uma avaliação e intervenção o mais precoce possível para minimizar o impacto da Dislexia no rendimento escolar:

LEITURA E DIVULGAÇÃO DOS SINTOMAS DA DISLEXIA

Sinais de Alerta  
Critérios de Diagnóstico
Principais Sintomas da Dislexia
Brochura informativa sobre a Dislexia
Fatores Neurobiológicos na Dislexia
— Iniciativa do
jornal EXPRESSO no dia mundial da Dislexia