“Canetas-leitoras” – Tecnologia de apoio

 

Ao longo dos últimos anos, diversas empresas têm procurado desenvolver diferentes tecnologias de apoio para ajudar as pessoas com Dislexia a minimizar as suas dificuldades nos processos de descodificação da leitura. Num anterior artigo abordamos a relativa utilidade das fontes de texto (tipografia) no desempenho da leitura em indivíduos com Dislexia.

 

Iremos agora abordar a utilidade das “canetas-leitoras”, como um possível auxiliar na descodificação da informação escrita por parte das crianças e adultos com severas dificuldades na leitura.

 

As “canetas-leitoras” permitem ajudar as crianças e adultos com Dislexia (ou outros indivíduos com alterações significativas na leitura) a melhorar o seu desempenho na leitura através de várias funcionalidades. Estes dispositivos móveis fazem a digitalização (“scanner”) das palavras de um texto, permitindo a sua identificação, descodificação (o dispositivo “lê” a palavra para o individuo) e compreensão (o dispositivo exibe uma definição da palavra e procura palavras sinónimas). Para além destas características, estes dispositivos permitem ainda a exibição das palavras num tamanho de fonte maior, realçam as sílabas e as letras individuais das palavras, entre outras funcionalidades.

 

De momento, as “canetas-leitoras” apenas se encontram disponíveis em língua inglesa. Podemos ver aqui as características de funcionamento de um destes dispositivos. Vejamos dois pequenos vídeos demonstrativos do funcionamento e da utilidade das “canetas-leitoras”: