| |

Ainda Estou a Aprender

ainda-estou-a-aprender

A plataforma educativa interativa AINDA ESTOU A APRENDER foi desenvolvida pelo Centro de Investigação em Psicologia e o Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho e tem como principal finalidade apoiar a aquisição da leitura, em particular aos alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura.

Trata-se de um novo recurso didático, interativo e de acesso livre para alunos, professores, psicólogos, terapeutas da fala, pais e outros técnicos. A disponibilização de conteúdo em suporte digital relacionado com os diversas etapas do processo de aprendizagem da leitura torna mais atrativa esta aprendizagem e permite um mais fácil envolvimento das crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura ou com Dislexia.

 

A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER tem como objetivos disponibilizar:

  1. uma revisão das questões e problemáticas em torno da avaliação e da intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura;
  2. materiais e atividades de avaliação que permitam a caraterização do padrão de aquisições e de dificuldades dos alunos na leitura;
  3. materiais e atividades de intervenção que permitam responder às dificuldades de leitura apresentados pelos alunos.

 

A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER está organizada em três páginas principais:

  • SABER MAIS – inclui uma descrição da plataforma e os aspetos teóricos que fundamentam as opções tomadas ao nível da avaliação e da intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura.
  • O QUE JÁ SEI – inclui os materiais e atividades a usar na avaliação das dificuldades na aprendizagem da leitura e cujos resultados permitem definir objetivos de intervenção.
  • VOU APRENDER – inclui os materiais e atividades a usar na intervenção das dificuldades na aprendizagem da leitura.

 

A avaliação centra-se exclusivamente em competências relacionadas com a leitura. O objetivo é identificar, com precisão, quer as áreas fortes do aluno, recorrendo a tarefas baseadas no currículo, quer as áreas a necessitar de intervenção. As dimensões avaliadas abarcam a Consciência Fonológica, a Identificação de letras, a Articulação de Sílabas e de Constituintes Silábicos, a Fluência de Leitura de Palavras apresentadas de forma isolada, a Fluência de Leitura de Textos, a Compreensão Oral e a Compreensão da Leitura.

 

Tal como descrevemos anteriormente para o Graphogame, o AINDA ESTOU A APRENDER é um outro excelente recurso interativo, em Português Europeu, que permite a promoção da competência leitora e  uma intervenção precoce nas crianças com dificuldades na aprendizagem na leitura ou mesmo em crianças com Dislexia.