Como abordar a Dislexia na sala de aula

 

As alterações emocionais que as crianças com Dislexia frequentemente apresentam são, na maioria das vezes, decorrentes das acentuadas e persistentes dificuldades na aprendizagem. Estas crianças são normalmente ansiosas, inseguras e com uma reduzida autoestima e autoconceito académico.

A sensibilidade, o conhecimento e a compreensão que pais, professores e restantes colegas têm sobre a Dislexia podem desempenhar um papel importante no ajustamento psico-afectivo e académico destas crianças.

like-stars-on-earthO filme Like Stars on Earth (Título Original: “Taare Zameen Par“; Título em Português: “Como Estrelas na Terra“), realizado em 2007, é disso um bom exemplo. O filme retrata a história de uma criança disléxica indiana (Ishaan Awasthi) de 8 anos de idade com marcadas dificuldades na aprendizagem, totalmente incompreendidas por pais e professores. Com a chegada de um novo professor à escola (Ram Shankar Nikumbh), também ele disléxico, o percurso académico do pequeno Ishann ganha uma nova esperança. O professor rapidamente se apercebe da natureza das dificuldades desta criança e põe em prática um plano para o ajudar.

 

O pequeno excerto deste filme abaixo apresentado demonstra a forma positiva como a Dislexia pode ser abordada pelos professores na sala de aula com os seus alunos.