Psicólogo. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos (OPP) – Cédula Profissional de Psicólogo n.º 25. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista Avançado em Neuropsicologia reconhecidas pelo Colégio de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da OPP. Especialista em Psicologia da Educação e Especialista Avançado em Necessidades Educativas Especiais reconhecidas pelo Colégio de Especialidade de Psicologia da Educação da OPP.

 

Doutorado em Neuropsicologia (PhD) na FPCE da Universidade de Coimbra (Tese de Doutoramento em: “Avaliação Neuropsicológica na Dislexia de Desenvolvimento“). Mestre em Psicologia (MSc) na FPCE da Universidade do Porto, na área da Consulta Psicológica Familiar (Tese de Mestrado em: “A Vinculação aos Pais e Relações Familiares na Adolescência“, em 2005). Licenciatura em Psicologia (em 2000). Ver a minha página pessoal.

 

Investigador científico, sendo membro do grupo de investigação Neuroscience, Neuropsychology and Cognitive Assessment (N2CA) do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC ) da FPCE da Universidade de Coimbra. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (LAPP) da FPCE da Universidade de Coimbra. Membro do grupo European Literacy Network (ELN). Ex-membro da equipa de investigação do Centro de Psicologia da Universidade do Porto.

 

Autor de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio, por exemplo no Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, no The Clinical Neuropsychologist, na Applied Neuropsychology, na Dyslexia, na Personality and Individual Differences, no International Journal of Testing, na Análise Psicológica, entre várias outras. Participação em diversos congressos nacionais e internacionais. Ver as minhas publicações científicas.

 

Co-autor da primeira bateria Portuguesa de avaliação neuropsicológica de crianças e jovens: BANC – Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra. A BANC permite recolher informação sobre várias funções neurocognitivas (Orientação, Memória, Atenção/Funções Executivas, Linguagem, Motricidade e Lateralidade), sendo constituída por 15 testes: Orientação, Reconhecimento de Faces, Nomeação Rápida (Cores, Dígitos, Formas e Cores), Fluência Verbal (Semântica e Fonémica), Memória de Histórias, Torre, Cancelamento (2 e 3 Sinais), Figura Complexa de Rey, Compreensão de Instruções, Consciência Fonológica (Eliminação e Substituição), Lista de Palavras, Trilhas (Parte A e Parte B), Tabuleiro de Corsi e Tabuleiro de Motricidade (para mais informações ver aqui).

 

Revisor científico em importantes revistas científicas nacionais e internacionais, por exemplo: nas revistas Applied Neuropsychology: Adult e  Applied Neuropsychology: Child (publicações da American Board of Professional Neuropsychology), na revista Journal of Learning Disabilities (publicação da Hammill Institute on Disabilities), na revista Dyslexia (publicação da British Dyslexia Association), na revista Developmental Neurorehabilitation, na revista International Journal of Testing (publicação da International Test Commission), na revista Psychology & Neuroscience (publicação da APA – American Psychological Association e do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento), na revista Folia Phoniatrica et Logopaedica (publicação da Karger – Medical and Scientific Publishers), na revista Psychologica e na Revista Portuguesa de Pedagogia (publicações da Universidade de Coimbra). Editor Associado da Revista Electrónica de Psicologia, Educação e Saúde.

 

Docente no Departamento de Formação Permanente do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) sendo o responsável e o docente exclusivo do curso de Dislexia: Avaliação e Intervenção e do curso de Hiperatividade com Défice de Atenção: Avaliação Psicológica em Crianças. Docente do curso de Neuropsicologia da Criança e do Adolescente (no módulo “Dificuldades de Aprendizagem numa perspetiva Neuropsicológica”. Outros docentes do curso: Vítor da Fonseca, Góis Horácio, Pedro Cabral, Ana Paula Silva, Isabel Almeida e Patrícia Santos).

 

Docente no Instituto CRIAP sendo o responsável e o docente exclusivo pelo Curso Avançado em Dislexia e pelo Curso Avançado em Hiperatividade com Défice de Atenção: Avaliação e Intervenção Psicológica. Docente em módulos da Pós-Graduação em Neuropsicologia de Intervenção e da Pós-Graduação em Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto. Coordenador Científico da Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional, da Pós-Graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar e da Especialização em Neuropsicologia InfantilMembro do Conselho Cientifico do Instituto CRIAP.

 

Docente na Pós-Graduação em Avaliação Psicológica, no módulo Avaliação Cognitiva em Crianças (subárea Dificuldades de Aprendizagem), realizada na MindCenter (Porto). Coordenação Científica: Miguel Ricou. Outros Docentes: Leandro de Almeida, Mário R. Simões, Maria João Seabra Santos, Rosa Novo, Abel Pires, Rui Abrunhosa Gonçalves, Madalena Alarcão, Isabel Soares, Maria do Céu Taveira, Lígia Mexia Leitão, entre outros.

 

Ex-docente no IESFAFE|ESEF na Pós-Graduação e Especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor, regente de disciplinas nas áreas das Dificuldades de Aprendizagem e Educação Especial. Orientador e Arguente de Teses.

 

Especialista nas áreas da DislexiaPerturbação da Aprendizagem EspecíficaDificuldades de AprendizagemAlterações do Comportamento e Avaliação Psicológica e Neuropsicológica. Áreas de interesse: (1) Dislexia; (2) Hiperatividade com Défice de Atenção e outras Perturbações Disruptivas do Comportamento; (3) Perturbação da Aprendizagem Específica e outras Dificuldades de Aprendizagem; (4) Neuropsicologia; (5) Avaliação Psicológica; (6) Psicologia do Desenvolvimento.

 

A nível clínico trabalha na Consulta de Avaliação e Intervenção Psicológica de Crianças e Jovens, em particular nas áreas da Dislexia, Perturbação da Aprendizagem Específica, Dificuldades de Aprendizagem, Hiperatividade e Défice de Atenção, Problemas de Comportamento, Perturbações do Neurodesenvolvimento, Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, Orientação Vocacional, entre outros (ver CONSULTAS).

 

Psicólogo Credenciado pela DREN (Direção Regional de Educação do Norte – Ministério da Educação) para efeitos de Avaliação Psicopedagógica e Entrada Antecipada.

 

Uma vasta experiência formativa, tendo sido docente/formador de centenas de Psicólogos e outros técnicos da saúde e educação (Professores, Educadores, Terapeutas da Fala, Médicos, etc.) nas áreas da Dislexia, Hiperatividade com Défice de Atenção, neuropsicologia e noutras áreas psicológicas. Formador com Certificado de Formação Contínua de Professores (CCPFC) e com Certificado de Aptidão Profissional (CAP) pelo IEFP. Experiência formativa com centenas de formações, palestras e comunicações ministradas. Algumas das temáticas dos cursos de formação: Dislexia; Avaliação e Intervenção na Dislexia; Dislexia e Outras Dificuldades de Aprendizagem; Hiperatividade com Défice de Atenção, Perturbações Disruptivas do Comportamento; Orientação Escolar e Profissional; SPSS – Análise Estatística; Avaliação de Aptidões Específicas; Neuropsicologia na Educação Especial, Neuropsicologia da Criança e do Adolescente, Avaliação Psicológica, entre muitas outras. Formador em cursos de formação financiada (Saúde XXI, POEFDS, etc.) e não financiada, em instituições de ensino superior, escolas básicas e secundárias, hospitais, Ministério da Saúde, gabinetes e clínicas, institutos e centros de formação, entre outros.