BANC – Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra

 

A Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) é a primeira bateria Portuguesa de avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes que permite recolher informação sobre várias funções neurocognitivas (Memória, Linguagem, Atenção/Funções Executivas, Orientação, Motricidade e Lateralidade), sendo constituída por 15 testes:

 

Memória

Lista de Palavras

Memória de Histórias

Reconhecimento de Faces

Figura Complexa de Rey

Tabuleiro de Corsi

Linguagem

Consciência Fonológica (Eliminação e Substituição)

Compreensão de Instruções

Nomeação Rápida (Cores, Dígitos, Formas e Cores)

Atenção/Funções Executivas

Cancelamento (2 e 3 Sinais)

Trilhas (Parte A e Parte B)

Fluência Verbal (Semântica e Fonémica)

Torre

Orientação

Tabuleiro de Motricidade

Lateralidade

 

Para além dos diversos resultados passíveis de serem obtidos em cada um dos testes, a BANC permite ainda o cálculo de 3 Índices Globais: Memória, Linguagem e Atenção/Funções Executivas.

 

A BANC conta com uma amostra normativa de 1104 crianças e adolescentes, de idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos, sendo uma amostra estratificada por idade, sexo, ano de escolaridade, zona geográfica e área geográfica. A BANC possui um vasto leque de investigações realizadas junto de grupos especiais de crianças e adolescentes com problemas escolares (p.ex., problemas de aprendizagem escolar, dificuldades de aprendizagem, dislexia, sobredotação intelectual, etc.), clínicos (p.ex., perturbação de hiperatividade / défice de atenção, traumatismo crânio-encefálico, epilepsia, etc.) ou de risco social (p.ex., vítimas de mau trato ou negligência). A BANC assume-se como um instrumento decisivo para a prática profissional e na investigação, nos mais diversos contextos, permitindo uma avaliação compreensiva e abrangente do funcionamento neurocognitivo das crianças/adolescentes. Apresenta provas essenciais para a avaliação de crianças com Dislexia, como sejam os testes de Consciência Fonológica e Nomeação Rápida, bem como alguns testes de Memória e das Funções Executivas.

 

Autores: Mário R. Simões, Cristina P. Albuquerque, M. Salomé Pinho, Manuela Vilar, Marcelino Pereira, M. João Seabra Santos, Isabel Alberto, Ana Filipa Lopes, Cláudia Lopes, Cristina Martins e Octávio Moura.
Idades: 5-15 anos.
Aplicação: Individual.
Duração: Variável (a totalidade da bateria demora, habitualmente, entre 90 a 120 minutos).

 

Comentários